Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Quebrada de Humauaca - Patrimônio Cultural da Humanidade

A palavra 'Quebrada" significa vale profundo. Aqui, na Argentina, esse vale de 150 Km de extensão denominado Quebrada de Humauaca, está localizado na província de Jujuy, há mais de 2.000m de altitude e compreende alguns povoados, entre os quais destacam-se: Pumamarca, Maimará, Pucara de Tilcara e Humauaca.
É uma região de cultura riquíssima, com paisagens fantásticas e habitada há mais dez mil anos. Foi rota do Império Inca no século XV e seus povoados são um testemunho vivo da história e da tradição de diversos povos como os omaguacas, que deram origem ao nome do lugar.
Crenças, arte, ritos, festas e música estão não apenas vivas como presentes até hoje, fazendo da região verdadeira jóia rara, uma preciosidade!
O mais incrível é que toda essa preciosidade só foi declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade, em julho de 2003 mas enfim...Antes tarde do que nunca!
Amei de paixão tudo por aqui mas, a música regional me falou fundo ao coração e me tocou de modo muito especial.
Dentre as músicas maravilhosas e artistas que conheci aqui, quero compartilhar com voces o vídeo de uma cantora chamada Monica Pantoja, cuja voz é quase um lamento e me faz sentir uma saudade imensa desse lugar.
 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você