Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mendoza - Caminos de los Vinos

Fazer o passeio pelo circuito dos vinhos foi um  grande prazer e um sonho realizado pois, segundo alguns especialistas, essa região de Mendoza já é considerada como uma das melhores regiões do mundo na produção de vinhos, especialmente o famoso e delicioso Malbec, uva que se adaptou perfeitamente  a esse solo e que já se tornou patrimônio nacional, por assim dizer..Rsrs.
Nosso passeio teve um custo de 50 pesos por pessoa, começou às 14h e se estendeu até as 18h. Durante o percurso visitamos duas vinícolas (bodegas) de diferente tipos e uma fábrica de azeite de olivas.
A primeira vinícola que visitamos foi a Weinert, cuja produção em grande escala é totalmente feita em processo industrializado.
Lá, um guia nos levou às instalações da mesma e explicou de maneira bem sucinta todo o processo de fabricação e depois disso, fomos direto para a sala de degustação, uma vez que os vinhedos ficam longe da fábrica.
                             
                                       
Nessa bodega degustamos apenas três tipo de vinhos: Um tinto (malbec), um rosê e um sauvignon blanc que eu adorei  e cuja foto mostro logo abaixo. E olha que eu prefiro sempre os tintos mas....Esse realmente me conquistou, melhor dizendo, me arrebatou!                                                                              
                           
                           
Depois seguimos, nosso trajeto rumo à outra bodega. Essa é bem menor, produz bem menos em qunatidade porém, já foi premiada por diversas vezes e tem qualidade internacional. Além disso, todo o seu processo é feito de maneira artesanal e suas videiras são irrigadas com água do degelo da  Cordilheira dos Andes.Seu nome na região é uma grife: Carmine Granato. Portanto, não espere encontrar sus vinhos nas prateleiras do supermercado.
Lá também fomos recebidos por um guia que de modo semelhante nos mostrou todas as instalações da bodega e comentou sobre o processo, como era feito no passado e o que mudou hoje, nos direcionando ao seu maquinário  antigo que forma um museu a céu aberto, no pátio da vinícola. Um lugar bastante agradável!
Depois de apreciarmos as peças do museu, fomos convidados a passar para sala de dgustação, onde mais um vez degustamos apenas tês tipos de vinho, sendo que depois da degustação nos foram apresentados diversos tipos de rótulos.
                          
                          
                          
Se você me perguntar se eu gostei de fazer esse passeio eu repondo que sim, até porque foi a relização de um sonho, como falei no começo desse texto. Eu gostei sim, mas...Sinceramente se for para escolher entre esse circuito e o Roteiro da Uva e do Vinho, na Serra Gaúcha, eu fico com o roteiro brasileiro. Achei o passeio da Serra Gaúcha muito mais completo, desde o tempo que ficamos em cada vinícola, as explicações técnicas mais detalhadas e principalmente a degustação bem mais orientada, com maior número de vinhos, o que nos permitiu escolher melhor o rótulo que desejávamos levar para casa, mesmo não tendo vinhos no mesmo nível, o que é totalmente discutível.
Ainda assim, digo que vale a pena conhecer pois, só temos parâmetros para comparação quando conhecemos os dois lados e além disso, opinião é algo pessoal, muito pessoal.
                                               
                               

2 comentários:

Thaís disse...

Tem certeza que o passeio da Uva e do Vinho da serra gaúcha é de Gramado? Não é da região de Bento Gonçalves e Garibaldi, o Vale dos Vinhedos?
A serra gaúcha se divide em três: Região das Hortênsias (Gramado e Canela), Região da Uva e do Vinho (Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul) e Os Campos de Cima da Serra (Vacaria, Bom Jesus). Então provavelmente seu passeio foi feito em Bento Gonçalves e Garibaldi, no Vale dos Vinhedos.

Seu blog é muito bom, tenho vindo constantemente aqui!
Abraço!

Yo Neris disse...

Sim. É verdade Tahís. Eu acabei falando em Gramado porque quando fiz o passeio, estava hospedada nessa cidade, mas certamente que o Vale dos Vinhedos fica na região que você citou. Já fui no texto e fiz a correção.
Obrigada e volte sempre, viu!
Beijos

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você