Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mendoza - Caminos de los Aceites

Não canso de elogiar Mendoza. Ela não é apenas um lugar com paisagens deslumbrantes, estações de esqui e  história...Ela é uma cidade que também tem cores, aromas e muitos sabores. Eu sempre soube que ela é a capital argentina do vinho mas, o que muitas pessoas desconhecem é que aqui também está uma das maiores regiões produtoras de azeite de oliva no país.
Depois que visitamos as duas vinícolas das quais falei no post anterior, foi a vez de conhecermos uma fábrica de azeite e seu processo  de fabricação.
A guia que nos acompanhou pela fábrica foi bastante didática e usou termos simples de modo que todos nós entendemos perfeitamente as explicações acerca do processo de extração do azeite e por esse motivo considero que a visita foi muito proveitosa.
                            
Creio que seja do conhecimento de todos os benefícios do azeite para a nossa saúde, bem como ele é usado desde sempre pelo homem mas, o que eu desconhecia é que esse néctar tem tantas semelhanças com outro néctar divino que também é considerado  elixir da longevidade. Vinho e azeite embora sigam por caminhos paralelos, possuem muito mais características em comum do que se possa imaginar.
1) Tanto o vinho quanto o azeite são extraídos pelo processo de fermentação das frutas ( uvas e azeitonas)
2) Ambos podem ser produzidos com uma única variedade de frutas (é o que chamamos de varietal, no caso dos vinhos) ou  também podem ser produzidos com diversos tipos de frutas (nesse caso é o que chamamos de corte)
3) O azeite assim como o vinho, possui uma denominação de origem que o classifica quanto a qualidade (é o que chamamos de DOC...Essa denominação pode variar, de um país para outro)
4) Ambos possuem uma ciência que estuda as suas propriedades. Enologia é a ciência que estuda os vinhos e Oleologia é a ciência que estuda o azeite e suas propriedades.
                          
                                         
Foi, literalmente, uma delícia visitar essa fábrica e aprender algumas coisas a repeito do azeite de olivas assim como também, foi super agradável passear sob as sombras das Oliveiras, até porque o calor nesse dia era escaldante.
Interesante também, foi visitar o museu do azeite que a fábrica Laur mantém em sua propriedade mas o auge da visita, foi mesmo o momento da degustação.Simplesmente delicioso saborear aquele azeite, servido com pedacinhos de pão e tomates secos!
                                            
Fizemos esse passeio na mesma Van que nos levou às vinícolas porém, antes de viajar pensei em me programar para fazer o percurso de bicicleta pois, vi que existem empresas especializadas nesse tipo de serviço(  inclusive se você beber muito vinho, eles vão lá buscá-lo)mas acabei desistindo por não ter conhecimento do grau de dificuldade que teríamos de enfrentar e como já estávamos na estrada ha bastante tempo  e ainda era apenas a metade da viagem, preferi não arriscar porém, quem sabe, um dia farei. Esse já é um motivo para voltar a Mendoza.
                           

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você