Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mendoza - A Capital Argentina do Vinho

Quando eu estava fazendo o roteiro da nossa viagem, a idéia inicial era ir até Ushuaia mesmo porque já estaríamos em El Calafate e lá é o ponto de partida para o famoso fim do mundo.Comentando sobre isso com a minha filha Fê, ela me fez perceber que Mendoza seria mais interessante para mim, por conta da minha paixão pelos vinhos; foi assim então que mudei o roteiro e fomos parar na cidade de Mendoza, que é capital da província de mesmo nome, a quarta maior cidade argentina e, posso garantir que não poderia ter feito escolha melhor.O lugar superou em muito as minhas expectativas e se eu pudesse escolher uma cidade argentina para morar, essa cidade certamente seria Mendoza.
Apesar do calor que estava fazendo no período em que ficamos por lá, a sensação de frescor que temos ao caminhar pelas ruas é enorme tendo em vista que a cidade é absolutamente arborizada, não apenas em sua área central mas em todas as ruas, inclusive em seus arredores São árvores gigantes nos dois lados das ruas e a distância entre elas é de cerca de 2m , o que cria um túnel natural super agradável. Eu nunca tinha visitado uma cidade tão arborizada e com tantas praças (sem fiações superiores) e parques quanto Mendoza.
A cidade foi inteiramente planejada, suas ruas e calçadas são extremamente largas e não se observa por aqui mais do que 1ou 2 edifícios  com mais de 5 andares.
                         
                         
Como nem tudo é perfeito, Mendoza é uma área altamente suscetível a terremotos (a região sofre constantes abalos sísmicos) e foi um deles que em março de 1861 destruiu a cidade, matou 40% da sua população e acabou com suas edificações coloniais, motivo pelo qual a cidade foi reconstruida  tomando-se todas as precauções possíveis para proteger seus habitantes. Mesmo assim, em 1985 a cidade sofreu outro terremoto de fortes proporções deixando milhares de pessoas desabrigadas e alguns mortos. Desde então, tudo tem sido tranquilo por aqui e, espero que continue sempre assim. Apesar de tudo isso eu continuo afirmando que visitar ou morar em Mendoza é um risco que vale a pena pois, ela é uma cidade encantadora, apesar de não ter a vida cultural e boêmia de Buneos Aires ou o charme da Patagônia.
                             
                                               
Contratamos todas as nossas excursões, assim como também o hotel, em uma agência de turismo que fica no terminal rodoviário chamada Estacion del Sol (http://www.turismoestacion.com.ar/ ) e  em nosso primeiro dia, resolvemos fazer um city tour, já que Mendoza é uma cidade enorme. Pagamos pelo passeio, 40 pesos por pessoa, totalizando 80 pesos para o casal. A van nos pegou no hotel às 14h e retornamos por volta das 19h mas essa, decididamente, não foi uma boa experiência....A guia  falava em espanhol e inglês mas, tinha péssima dicção, falava rápido, muito baixo e como se não bastasse, ainda dirgia-se quase que exclusivamente a um casal de norte americanos, deixando todo o restante do pessoal de lado. Foi bom conhecer um pouco de Mendoza e sua história mas, ficamos com a sensação de que por conta própria chegaríamos ao mesmo resultado.
                                  
                                  
Dentre os muitos lugares que visitamos fomos ao Cerro da Glória, de onde tivemos uma vista panorâmica da cidade e local onde tem um dos maiores monumentos que vimos em homenagem ao grande libertador da Argentina, o General San Martín, que hoje empresta seu nome às principais ruas e avenidas de muitas cidades do país.
                                                     
                                 
Amei  de paixão essa cidade linda e, a minha recomendação é que você não deixe de incluí-la em seu roteiro, quando for à Argentina, especialmente se você for amante de um bom vinho, assim como eu.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você