Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mendoza - Caminos del Libertador San Martín

Uma das coisas que me fascinam quando viajo é conhecer pormenores da história de cada lugar e, nessa viagem, achei fundamental entender  porque o General San Martín é taõ importante a ponto de emprestar seu nome às principais ruas e avenidas de praticamente todas as cidades por onde passamos e não foi difícil entender o motivo.
José Francisco de San Martín foi o grande libertador da América Espanhola (Argentina, Chile e Peru).Em 1812  já lutava pela libertação e, em 1813 tornou-se general. No ano de 1816, já com moradia fixa em Mendoza, entra com uma representação no Congresso de Tucuman, insistindo em sua idéia fixa de Independência do Estado de Espanha das Províncias Unidas del Rio de la Plata, o antigo nome da atual República Argentina, sendo aclamado em Julho desse mesmo ano.
Em Janeiro de 1817,junto com seu exécito, começa a cruzar a Cordilheira dos Andes dividindo seus homens em dois grupos. Um desses grupos segue po Los Patos e o outro segue por Uspallata encontrando-se depois, em lugar conhecido como Santa Rosa dos Andes.
A partir desse momento, o glorioso exército de San Martín entra para a história como "Exército dos Andes".
A antiga estrada  por onde passou o vitorioso exército é hoje preservada pela Universidade Nacional de Cuyo, como voces podem ver nas imagens. Aliás, uma das coisas que me deixaram encantadas com esse país,foi ver como eles preservam sua história e seu meio ambiente.
Eu, como não poderia deixar de ser, adorei estar lá e fazer uma pequena parte do percurso que eles fizeram(mesmo em meio de transporte tão diferente...Rsrsrs) bem como imaginar todas as dificuldades que eles enfrentaram ao cruzar a Cordlheira no lombo das mulas, lutando por um ideal.
                           
                            

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você