Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2009

Mendoza - Puente del Inca

Puente del Inca é uma formação rochosa, naturalmente esculpida em forma de ponte sobre o Rio Las Cuevas. É também um pequeno povoado com 132 habitantes, distante de Mendoza 196 Km e acima do nível do mar 2.700m. Seus habitantes vivem exclusivamente das atividades relacionadas ao turismo.
Esse lugar faz parte  da rota para o Parque do Aconcágua, sendo ponto de parada para alpinistas, aventureiros e viajantes que se deslocam da Argentina para o Chile. Essa, foi também a  rota por onde passou o Exército dos Andes.
Da terra brota  água quente, rica em minerais que borbulham sem parar e por conta da grande quantidade desses  minerais  o lugar adquire cores incríveis e em diversas tonalidades. É um lugar ímpar!
Em 1925 foi construido ali um hotel luxuoso no qual cada um dos seus quartos possuía seu próprio banheiro com águas termais. Esse hotel foi abandonado em 1965  por causa de uma avalanche que destruiu praticamente tudo por lá.
 
Existe uma lenda muito bonita e triste sobre o lugar que vou  tentar resumi-la aqui:
Conta-se que muito antes da chegada dos espanhóis, o herdeiro do Império Inca foi acometido de uma grave doença que o deixou paralisado e que depois de tentarem, sem sucesso, todos os tratamentos disponíveis na época, seu pai resolveu procurar os sábios na tentativa de encontrar uma cura para seu filho.
Os sábios aconselharam seu rei a levar o princípe a uma região remota e distante pois,  lá  estaria a solução do problema. Desse modo, o rei preparou seus melhores guerreiros e partiu.
Depois de meses atravesando uma região inóspita, muito difícil, eles encontraram essa fonte com águas termais.Nesse momento, ouviram um grande estrondo e logo em seguida uma voz anunciou que ali, naquelas águas, estava a cura do herdeiro real.  A alegria foi grande, porém, um enorme precipício sepavava os homens da fonte, mas aqueles súditos, que adoravam seu rei, abraçaram-se e formaram uma ponte humana sobre a qual o rei caminhou em direção as águas ,com seu filho nos braços alcançando assim o seu objetivo pois, o príncipe ao banhar-se e beber daquelas águas foi curado imediatamente.
Ao voltar-se para os seus guerreiros, com a inteção de agradecer-lhe, o rei percebeu que eles haviam sido petrificados criando dessa forma a famosa ponte.
O Deus Inti (o Sol), que tinha acompanhando  toda a trajetória daqueles homens, desde que haviam saído da capital do império, se compadeceu deles e resolveu ajudá-los. Inti criou uma sólida e bela ponte de pedra, tal qual ela é até hoje, e assim, os guerreiros acordaram como se estivesem voltando de um sonho.
                           

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você