Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Penísula Valdez - Baleias, Elefantes Marinhos...

A Penísula Valdez é um santuário ecológico declarado pela UNESCO Patrimônio Natural da Humanidade, onde os animais estão totalmente protegidos  e seguros.
Visitar a  penísula, é uma experiência única e marcante e o ponto de partidapara essa aventura  é Puerto Madryn, de onde saímos em direção a Puerto Pirâmides, uma vila minúscula, aliás o único lugar habitado dentro da reserva e que tem esse nome por causa do ancoradouro entre duas pirâmides que lembram as pirâmides do Egito (claro que em escala infinitamente menor,rs).
Sinceramnte, nunca imaginei que um dia eu teria coragem para entrar em um barco inflável de casco rígido,mas tão pequeno (e quando falo em pequeno, não estou exagerando, não) e me aventurar ao mar, especialmente em dia de muito vento (ventos patagônicos.... Fortíssimos!) ao ponto de não ser possível a navegação no período da manhã.
Pois foi assim que embarcamos nessa aventura, com um mar revolto que me deixou em pânico,  porém, o desejo de assistir ao espetáculo das baleias com seus filhotes falou mais alto.
Entre os meses de junho a dezembro, centenas de baleias francas austral chegam ao Golfo Nuevo, procurando a "tranquilidade" das águas desse lugar para darem à luz suas crias.
O espetáculo não é apenas para os olhos mas também para os ouvidos pois, elas emitem sons incríveis e inesquecíveis!
Embora as  baleias sejam as protagonistas da Penísula Valdez, tem diversos outros animais como leões marinhos, um pouco de pingüins, aves marinhas, enfim....A fauna daqui é de uma riqueza enorme.
Para quem vem à Patagônia, esse é um dos passeios imperdíveis.
O custo do passeio pela Penísula Valdez é de 300 pesos por pessoa, mas encontramos uma operadora no terminal rodoviário (cujo nome, se não me engano, é Extreme Sur)  que tem a seguinte "promoção" : quem paga em dinheiro tem um desconto de 100 pesos, totalizando assim 400 pesos para o casal. Pagar em dinehiro foi a nossa opção.
Além  dos valores citados acima, ainda tem a entrada no Parque Nacional que custa 45 pesos por pessoa(deve ser pago na hora e não aceita cartão portanto, tenha sempre pesos na mão). O almoço também não está incluido e custa caríssimo no único restaurante dentro da reserva portanto, mais uma vez a dica é comprar lanhe em um supermercado no dia anterior e levar na mochila. Dessa forma irá economizar, no mínimo 140 pesos, o que faz uma boa diferença.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom este roteiro na Patagonia, também fiz há 2 anos, ainda sugiro visitar Punta Loma que fica bem próximo a Puerto Madryn e tem uma colonia fixa de lobos marinhos...
Tenho postado album no Flickr...

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você