Páginas

sábado, 10 de outubro de 2009

Santos - SP



Ir a Santos é algo quase tão comum para quem mora em São Paulo quanto ir ali na esquina. Basta um solzinho e lá vamos nós para a baixada santista, mesmo que seja um "bate e volta".
Fui para lá inúmeras vezes e com objetivos diversos. Algumas vezes fui mesmo só para me divertir, para tomar uma água de coco e ver o pôr-do-sol em frente ao mar (mesmo que a praia de lá não tenha areia branquinha nem seja tão bonita quanto as praias do nordeste), outras vezes saimos daqui apenas para almoçar em um dos bons restaurantes de lá, já em outras ocasiões fomos visitar uma  amiga  que mora por aqueles lados então, um belo dia comecei a pensar que mesmo indo à cidade tantas vezes, não conhecia a mesma como deveria e foi aí que me ocorreu a idéia de vistar Santos para olhar a cidade com outros olhos,   com olhos de viajante que busca se aprofundar muito mais sobre os lugares que conhece  e assim foi.
Lógico que o primeiro lugar ao qual fomos foi à bela orla qua abriga o maior jardim a beira-mar do mundo(há controvéria  visto que os cariocas reivindicam o título mas...O fato é que  assim consta no guinness  book)  O  jardim é lindo, muito bem cuidado e florido o ano inteiro.
Ali mesmo pegamos um ônibus que faz um City Tour pela cidade, cujo motorista desempenha também o papel de guia.O ônibus era confortável, desses de viagem mas  tive a impressão que ele tinha janelas maiores o que permitia uma visão melhor e também tinha ar condicionado o que é indispensável no calor de verão do litoral.
Fizemos várias paradas e em cada uma delas o motorista ia nos mostrando os cantinhos   especiais e nos contando suas histórias, como os grandes bailes da elite santista que aconteciam no início do século XX.
Passamos pelo Outeiro de Santa Catarina que é o local do marco inicial da povoação da cidade.
Outeiro significa pequeno monte e esse foi dado aos primeiros habitantes do lugar em 1539.
Passamos também pelo Museu da Pesca, ouvimos um pouco de história mas não chegamos a entrar lá.
 E mais história...Dessa vez  ao passarmos em frente a casa onde foi a prisão da ativista política Pagu (Patrícia  Galvão) ex mulher do escritor modernista Oswald de Andrade,que por sua vez era ex marido da famosa pintora brasileira, a modernista Tarsila do Amaral. Claro que também passamos pelo Porto de Santos que é o maior porto brasileiro e latino americano e como não poderia deixar de ser, fiz algumas fotos aproveitando transatlânticos que ali estavam tendo em vista a temprada dos cruzeiros.
Depois disso voltamos ao ponto de partida  a daí seguimos para o chamado "Centro Velho" onde pegamos um bondinho tal qual rodava pelas ruas da cidade no começo do século XX e o mais interessante é que o nosso guia era o "Vovô Sabe Tudo" que deve ter por volta de 80 anos, aproximadamente, e dizia ter sido um dos antigos condutores daquele mesmo bonde em seus tempos de glória. Foi um passeio incrível!
Meu galã (é assim que costumo me referir ao meu marido...Rsrsrs) queria subir ao Monte Serrat em outro bondino que funciona com um sitema  tração chamado sistema funicular, simplificando a explicação é um sistema de cabos que segura o bonde em subidas altamente ígremes como é o caso do Monte  Serrat. Infelizmente eu não tive coragem mas hoje me arrependo e pretendo um dia desses voltar lá para fazer o passeio pois, segundo me disseram a vista lá de cima compensa qualquer sacrifício ...Dizem que é maravilhosa!
De volta ao centro  visitamos o prédio onde fica a Câmara Municipal de Santos, um lugar que impressiona pelo luxo, pela suntuosidade.
Mas de todos os lugares que visitamos o que mais me encantou foi sem dúvida o Museu do Café, antiga Bolsa Oficial do Café, onde aconteciam os "pregões" nos idos "tempos dourados" da riqueza produzida pelo
café no Estado de São Paulo. É um edifío em estilo eclético que abriga uma parte importante da nossa história assim como também obras de arte maravilhosas como o vitral no teto do salão principal feito pelo artista Benedito Calixto bem como seus lindos painéis (afreco) nas paredes do mesmo salão...Algo extasiante, de fato.

              
              
               
                
                

Um comentário:

Aigil disse...

Fico feliz ao ver que alguem de São Paulo revivenciou a Historia de Santos.
Mandou bem,Yo Yo

bjs

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você