Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Paranapiacaba - SP


Pode ser que algumas pessoas atentas ao meu perfil digam: "mas ela mora em São Paulo e Paranapiacaba é tão perto que nem chega a ser uma viagem..." Eu explico: em primeiro lugar a proposta do blog é falar das minhas andanças, mesmo que sejam aqui mesmo, na capital (a vila em questão fica há 50 Km de Sampa).
Em segundo lugar, digo que essa vila é para mim uma viagem em outro sentido, uma viagem ao passado e como eu adoooro história não poderia deixar de ser apaixonada por esse lugar, onde já estive tres vezes e certamente voltarei outras tantas.
Paranapiacaba  em tupi-guarani significa: "lugar de onde se ver o mar" e assim ela continuou sendo chamada pelos ingleses no século XIX e assim também continua sendo conhecida em nossos dias.
É uma vila ferroviária que gurada um rico patrimônio histórico do nosso país. É um lugar no alto (bem alto) das montanhas cuja principal característica é a neblina o que a deixa ainda mais linda e com certo ar de mistério...Um lugar que guarda incontáveis histórias de uma geração que construiu o Brasil,e especialmente São Paulo, uma geração de brasileiros e ingleses que para cá vieram trazendo suas tecnologias e seus conhecimentos para a construção da São Paulo Ray Way, uma ferrovia ligando Jundiaí a Santos e que se fazia urgente para escoar a produção cafeeira do Oeste Paulista.
Paranapiaca é um desses lugares para quem gosta de história, para os apreciadores das ferrovias e suas máquinas maravilhosas assim como também para os amantes da natureza. De maneira alguma é lugar para quem procura badalação, shopping center ou coisas do gênero...Digo isso porque outro dia econtrei uma comunidade no orkut onde algumas pessoas diziam odiar Paranapiacaba por ser um lugar cheio de mata, de neblina e com ruazinhas de pedras totalmente irregulareslares nas quais não dá para andar de salto alto. Uma dessas pessoas acrescentava ainda que lá era um lugar de "gente feia", "desarrumada", que nem shopping tem, blá, blá, blá...Confesso  que ao ler tamanha "baboseira" fiquei indignada e pensativa...Fiquei pensando na falta de informação de certas pessoas, na falta de conhecimento que assola  parte dessa geraçao de modo avassalador. Claro que não posso e não vou generalizar mas, sou professora e falo de algo que tenho conhecimento de causa, de um assunto que muito me incomoda e  com o qual convivo todos os dias, a falta de interesse em coisas que não sejam superficiais mas enfim...Não dá para se fazer uma análise sociológica precisa quando não existe um distanciamento dos fatos, favorecido pelo tempo.Vamos deixar esse assunto pra lá pois aqui a questão é outra.
Voltando a falar de Paranapiacaba, posso garantir que é um lugar lindo (do meu ponto de vista) e que vale a pena ser visitada porém, por ser um lugar montanhoso faça seu passeio com um bom tênis nos pés ou um sapatinho bem confortável e aproveite bastante tudo que o lugar oferece.
Nessa última vez que fui lá, estive durante o Festival de Inverno que apesar de ser bastante animado não chega nem perto de outros festivais por aí e portanto, quanto a esse quesito a minha dica é: não espere muito do festival,curta a vila e deixe o que vier ser lucro...Rs.
                             

  

                            
                                           
                              

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você