Páginas

sábado, 24 de outubro de 2009

Angra dos Reis - RJ

Angra dos Reis é um dos mais belos paraísos da costa brasileira.A beleza exuberante começa na rodovia Rio-Santos, considerada pela revista Viagem e Turismo(em janeiro 2008), a estrada mais bonita do Brasil e eu concordo plenamente com isso.São 4oo Km de puro deleite ligando Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo,a Angra.
Essa é uma viagem para ser feita durante o dia e de preferência, com várias paradas pois, por mais que eu descreva, jamais conseguirei traduzir em palavras a beleza daquelas  paisagens. É algo, realmente, indescritível.
Assim como sou um ser de hábitos diurnos, sou também um ser mais chegado em montanhas do que em praias porém, quando deixamos de ser um e passamos a ser dois, temos que fazer algumas concessões e foi isso que aconteceu quando decidi  essa viagem...E ainda bem pois, essa foi uma das melhores férias da minha vida.
Eu já havia passado por lá em outra viagem de carro que fizemos pela costa do nordeste até São Paulo e sinceramente, achei Angra uma cidade feia, horrível até, mas o que eu desconhecia era que a beleza do lugar não está no centro, não está na cidade e sim  em suas inúmeras ilhas. Dizem os cariocas que são 365 ilhas...Uma para cada dia do ano, o que não duvido mas, exagero ou não, o fato é que são tantos lugares para ir e cada um mais lindo do que o outro,que fica até difícil escolher.

Ficamos hospedados no corredor turístico (local onde estão as melhores pousadas e hotéis) em uma pousada simples mas com ótimo café da manhã e excelente atendimento cujo nome é: Pier 7400 e como podem conferir nas fotos abaixo, essa era a vista que tínhamos.


Saíamos de barco diariamente na primeira semana e o mesmo vinha nos buscar no pier da pousada. Além disso era o prórpio gerente da pousada quem ligava avisando que nós pretendíamos fazer tais passeios portanto, nem esse tipo de trabalho tivemos, o que tornou a nossa estada ali extremamente agradável até porque, tudo que desejamos nas férias é não ter preocupação nenhuma e o mínimo de trabalho.
Sempre que viajo procuro eleger um determinado local (estratégico) como ponto de partida para conhecer todos os outros que ficam próximos  e isso tem funcionado muito bem.Um bom exemplo disso é que me indicarm a Ilha Grande como opção para hospedagem mas, certamente, se eu tivese ficado por lá não teria conhecido tantos lugares, praias diferentes, e até mesmo cachoeiras, como conheci.
A Ilha Grande é linda demais, são 193 Km2 onde a Mata Alântica está em perfeita sintonia com o mar e onde cada recanto é um paraíso à parte. Dentre os lugares que conhecemos acho que alguns merecem mais destaque  a exemplo de Lopes Mendes, da Lagoa Azul (que apesar do nome tem águas  verde emeralda) um local da padada de barcos e escunas  para um mergulho dos corajosos e onde a menor profundidade é de 5m com água cristalina e peixinhos coloridos que comem na mão daqueles que se aventuram na á água.
Lagoa Azul
Estivemos na Ilha Grande duas vezes e eu gostei bastante da Vila do Abraão, um povoado simpático e com toda infra-estrutura onde muita gente se hospeda, especialmente estrangeiros. Inclusive, por falar em hospedagens, tentei passar o reveillon por  lá mas o preço do pacote era altíssimo e mesmo assim, não tinha nenhuma pousada com vagas disponíveis.Aqui, foi o lugarque achei mais caro, inclusive os restaurantes e as lojinha de souvenirs.
Outro lugar maravilhoso é a Ilha da Gipóia. Lá, na Praia do Vitorino, almoçamos no Restaurante Canto da Canoas, um lugar agradabilíssimo, com ótimos preços e comida de qualidade; isso sem falar da decoração do ambiente que é super agradável.

                            
Mais um lugar fabuloso para se chegar de barco é a Ilha de Cataguases,um lugar marcante onde as águas mesclam o azul e o verde em um  degradee incrívelmente belo, um lugar com areia tão branca que chega a doer os olhos e que se tornou palco de várias campanhas publicitárias.Um lugar que não dá para deixar de ir.
                               
Praia de Cataguases
                          
                                                                Praia de Graratucaia
Dentre todas as praias que conhecemos, elegemos a Praia Brava como a nossa favorita. Ela fica há 60 Km do corredor turístico onde ficamos hospedados mas, depois da primeira semana, íamos para lá todos os dias e posso garantir que vale muito a pena os 120 Km de ida e volta pois, essa praia tem uma infra-estrutura que a diferencia de todas as outras. Ela fica dentro da Vila onde moram os funcionários da Eletronuclear e além de ser linda é bastante segura tendo em vista que seguranças circulam por lá o tempo inteiro e só é pemitido a entrada de 40 carros e nenhum ônibus.A orla inteira está repleta de frondosas amendoeiras com suas sombras provindenciais.
Além de tudo isso tem vários restaurantes porém, nós descobrimos por puro acaso que poderíamos almoçar no restaurante da Eletronuclear que abre suas portas para visitantes, em número limitado. Nem preciso dizer que a refeição é maravilhosa e muito, mas muito barata mesmo, uma verdadeira pechincha que dá direito ao suco, água e sobremesa. Desde que fizemos essa descoberta, viramos frequentadores assíduos.
Praia Brava
Praia Brava
Praia Brava
Praia Brava
Outro lugar que amamos foi a Cachoeira Caputera II. Existe tambem a Caputera I mas, segundo inforamções locais não esta não está sendo bem frquentada, por lá "rola" muita bagunça e coisas piores.
Na Caputera II o clima é bem tranquilo,especialmente para quem está com a família, tem um restaurante excelente e com decoração completamente inusitada e colorida.

                                
                                                       
   



E na volta para casa, a natureza continuou nos presenteando com suas cores espetaculares!

4 comentários:

IVA PASSOS disse...

Lane,
Amo esta região do Rio! as fotos mais uma vez dando show: parabéns!

Yo Neris disse...

E vc Neide, mais uma vez sendo muito gentil...Aliás como sempre foi
Bjo

Ellen disse...

Yoyo,
Adoro esta região, seu post ficou lindo,
bjs

Yo Neris disse...

Antõnio e Ellen,
Eu tb adoro esa região.
Bjos

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você