Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Buenos Aires - Terceiro Dia

Nosso terceiro dia foi especial e bastante proveitoso.Especial, porque foi o dia que nos encontramos com nossa primogênita e genro, em Buenos Aires(eles também fizeram o roteiro da Patagônia, dias depois de nós). Foi proveitoso porque deu para visitar muitos lugares.
A primeira coisa que eu quis ver foi o Abaporu, da nossa querida modernista Tarsila do Amaral. É claro que eu jamais perderia a oportunidade de ver essa obra tão linda e que conta um capítulo  importante da história do Brasil (acho que ela deveria estar aqui mas enfim...)
Com o endereço do MALBA (Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires) em mãos, seguimos à pé para lá mas, no meio do caminho nos demos conta que a distância é grande, muito grande e daí pegamos um ônibus que nos deixou à dez quareitões.Então,a partir desse ponto resolvemos ir andando porque a famosa flor de metal estava no caminho e eu fiz questão de vê-la de perto, o que não me arrependo pois, fique encantada e tirei (segundo meu marido) cerca de uma centena de fotos da mesma.

O autor dessa escultura em aço inox e com base de alumínio reforçado com concreto é  o arquiteto argentino, Eduardo Catalano. Segundo ele, a "Floralis Genérica"  é a representção de todoas as flores do mundo.
A obra em si já é linda mas, o interessante é que ela abre e fecha automaticamente, dependendo da hora do dia já que à noite, ou quando tem ventos fortes, ela se fecha.
Bem, depois da sessão fotográfica na flor de metal, continuamos andando até que finalmente,chegamos ao MALBA. Como é lindo esse museu!
Cheguei até aqui, com o objetivo de encontrar Tarsila do Amaral mas tamanha foi a minha satisfação quando lá encontrei-me também com o mestre Andy Warhold...Hehehe.
Não foi possível tirar fotos da exposição (claro) por motivos de preservação e portanto, as imagens das duas obras que estou postanto abaixo não são de minha autoria.Foram tiradas de livros de arte.

Aqui, sou eu mesma com cara de sono
Para apreciadores de arte, uma visita ao MALBA é indispensável, para quem vai a Buenos Aires.É um museu lindo, com acervo bem variado e obras de vários artistas brasileiros como:  Portinari,Lygia Clark , Hélio Oiticika,Antônio Dias, Wanda Pimentel. Isso só pra citar alguns e sem contar a própria arquitetura do museu que é um show à parte.

E se você se animou com a idéia, aqui vai uma lista de alguns dos museus mais importantes da cidade:
Museo Penitenciario Argentino “A. Ballvé”
Museo de Arte Moderna
Museo Histórico Nacional
Museo de la Ciudad
Museo Etnográfico “J.B. Ambroselli”
Museo Mitre
Museo Roca (Instituto de Investigaciones Históricas)
Museo Nacional de Arte Decorativo
Museo Histórico del Traje
Museo de la Casa de Gobierno
Museo Numismático del Banco Central
Malba (Museo Latinoamericano de Buenos Aires)
Museo Evita

Como ninguém é de ferro, nem só de cultura vive o ser humano e como já estávamos com o estômago colando nas costas de tanta fome, resolvemos almoçar no bairro mais moderno da cidade: Puerto Madero. Fomos de taxi ( é barato andar de taxi, na capital portenha) e não foi difícil encontrar um restaurante pois, o bairro está cheio deles.
Puerto Madero é o bairro mais novo da cidade, o mais moderno, um dos mais exclusivos e caros mas, é incrível!
É lá que estão alguns dos grandes hotéis estrelados e também a famosa "Ponte de la Mujer" que é outro cartão postal imperdível.

Depois do almoço fizemos mais uma caminhada.Dessa vez, para conhecer o bairro e claro, tirar mais fotos.Eita, cidade fotogência, viu!

Depois dessa "maratona" seguimos para  o Ibis Obelisco, onde nos encontramos com a filhota e o genro aí então, adivinhem o que aconteceu? Pensa que fomos descansar? Que nada! Começamos tudo outra vez..Só que agora estávamos os  quatro.
Voltamos à Casa Rosada, Praça de Mayo e mais uma vez Puerto Madero (valeu muito a pena ver o bairro à noite) e depois  finalizamos o tour no belíssimo e tradicional Café Tortoni.

Só esqueci de falar que nesse passeio noturno, pegamos uma chuva fortíssima e chegamos  ao Café Tortoni completamente encharcados e descabelados.
Apesar disso ( ou talvez por isso, também ) foram momentos inesquecíveis!

Priscila Ferreira disse...

Yoyo! Que passeio lindo!!!
Adorei as dicas e fotos!!
Pretendo conhecer Buenos Aires ainda este ano... aproveitar um feriadão associado as várias promoções que vem aparecendo nas cias aéreas!
Bjuu
Pri

Ellen disse...

Yoyo,
Estava passeando e adorei este post de Buenos Aires, ja fomos lá em alguns deste lugares mas voce deu varias dicas que eu vou seguir na pŕoxima passada por lá.
Virei seu seguidor, para companhar as suas novidades.
Ah!!! Colocamos um post lindo de Zakynthos na Grecia no nosso blog.
Dá uma passada lá
Bjs
Ellen
www.viagemafora.blogspot.com

Yo Neris disse...

Pri, não deixe mesmo de ir...Buenos Aires é linda, como toda a Argentina.

Querdos Antonio e Ellen,
Super obrigada!
fico feliz que tenham gostado das dicas e será sempre um prazer enorme vê-los por aqui, viu!
Bjo aos dois

IVA PASSOS disse...

Lane,

Tá tudo lindo demais já estive umas três vezes em BUE e não conhecia esta flor! linda demais. Parabéns pelo BLOG!

Ah! é museu demais para o tamanho da minha cultura kkkk mas esse MALBA vou tentar quando for por lá rsrsrsr

Neide,
Dei muitas risadas com o seu segundo comentário mas, não é verdade....Sei bem que a sua cultura dá conta de muito mais do que essa listinha de museus
Bjaum

Katia Bonfadini disse...

Yoyo, suas fotos estão lindas demais!!! Eu adoro a Recoleta, estive numa cervejaria artesanal chamada Buller Pub e amei!!!! Não conheci muitos bares em Palermo, mas o bairro é delicioso tanto durante o dia quanto à noite. E Puerto Madero, que delícia de lugar pra passear e observar as fachadas dos restaurantes!!!! O difícil é decidir onde comer, hehehe! Parabéns pelo post, tem dicas maravilhosas! Beijos!

Bjo grande Kátia
Obrigada pelo carinho de sempre

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Excelente!
Todos os dias viajo um pouquinho com vc.
Só uma coisinha... Por mais que gostariamos, Fernando Botero é Colombiano.

Anônimo disse...

Gostei muito do roteiro.Temos uma viagem para lá em junho e achei proveitosa sua experiência.