Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Salinas Grandes - Belezas do Norte Argentino

Conhecer esse lugar foi uma das experiências mais incríveis da nossa viagem. Primeiro, porque foi a primeira vez que vimos um deserto de sal, segundo porque foi a primeira vez ( também) que chegamos a uma altitude de 4.200 metros sobre o nível do mar e a terceira (não tão importante como as outras) veio em função da segunda: foi a primeira vez que vimos folhas de coca. Isso mesmo, caros amigos... Devido a altitude, para aliviar posssível um mal estar, a recomendação dos guias aos turistas é para que comprem um saquinho com aproximadamente 100 gramas das tais folhas (na região, elas são vendidas livremente)
A princípio duvidei um pouco dos fortes efeitos da altitude em nosso organismo, relatados pelo guia mas, depois que uma pessoa do nosso grupo começou a passar mal a medida que fomos subindo, achei melhor não correr o risco de estragar o meu passeio.
                             
Em Salta, contratamos todos os nossos passeios  pela empresa Turismo de la Posada, (http://www.turismodelaposada.com/) e esse especificamente, teve um custo de 200 pesos por pessoa (totalizando 400 pesos para o casal) Sua duração foi de um dia inteiro, já que saímos às 7 e só retornamos à 20 horas, super cansados mas muito felizes e trazendo lembranças inesquecíveis.
Desde o momento em que saímos da cidades fomos contemplados com paisagens das mais exuberantes e variadas. Primeiro, adentramos uma floresta onde tive a impressão que estava no Brasil, mais precisamente no estado do Amazonas porém, depois fomos encontrando as impressionantes Quebradas, serras multicoloridas, vilarejos que aé então, eu só tinha visto em filmes e, aquela gente simples e simpática dos andes.
                               
As salinas impressiona pelo seu tamanho. São 212 Km quadrados de sal que atinge uma profundidade de 30 cm. É uma imensidão branca que se descortina aos nossos olhos, após uma subida absurdamente alta por uma rodovia extremamente sinuosa, cuja única proteção é a divina...Rsrsrs
Eu tinha visto essa rodovia em uma revista de turismo e cheguei a pensar que não teria coragem para trafegar na mesma mas, o meu espírito aventureiro e a vontade de desbravar novos paraísos falaram mais alto então, lá fui eu conferir todo encanto do norte argentino, bem de pertinho para poder dizer, sem medo de errar, que esse é um destino imperdível! 
                              
Existem duas maneiras para se chegar às salinas. Uma é de carro, que pode ser alugado em Salta ou Jujuy ou mesmo contratando uma agência de turismo que leva um grupo em Vans, com ar condicionado(indispensável no calor imenso que faz lá) e guias bilíngues ( inglês e espanhol) e foi essa a nossa opção.
Outra forma, que alguns preferem, é contratar uma agência e fazer o passeio no famoso Tren de las Nubes que é um dos transportes ferroviários mais altos do mundo sendo portanto, essa opção a mais radical.
Na agência Turismo de la Posada custava 290 pesos por pessoa porém, vi pela internet tarifas bem mais altas do que essa, até porque o passeio é muito longo. Começa às 7 horas e termina à meia-noite, tem refeições à bordo e também serviço médico, para o caso de alguém pasar mal devido a falta de oxigênio provocada pela altura.
Seja de trem ou de carro, o passeio vale muito  pena!
                               
                                                   
                                    

3 comentários:

Indira Barreto disse...

Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiii....Ele está na palma da sua mão...
kkkkkkkkkkkkkkkk
PERFEITA FOTO !!!!

Yo Neris disse...

Minha querida menininha,
Fico feliz que tenha passado aqui(no meu cantinho) e fico ainda mais feliz por vc ter dixado um recadinho
Volte sempre viu!!!
Bjo da mamy

Camila Guerra disse...

Lindas fotos!
As Salinas estão na minha "lista de desejos" para as próximas viagens. :)

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você