Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

El Calafate - Passeio ao Perito Moreno

Assim que chegamos em nossa hosteria em El Calafate, a dona da mesma nos apresentou as diversas opções de passeios e na  hora fizemos  reserva com uma agência de turismo para a visita ao Parque dos Glaciares para apreciar o Perito Moreno, o mais belo galciar da região.
A van veio nos buscar às 9:00h e seguimos para o nosso destino. O passeio não é nem um pouco barato mas vale cada centavo investido pois é uma maravilha da natureza que nem todas as palavras do mundo poderão descerver. É algo tão majestoso! Fiquei emocionada, comovida diante de tamanha beleza e grandiosidade.
O Parque dos Glaciares está localizado há 70 Km de El Calafate e a paisagem que se vê durante o percurso po si só já valeria a pena. Pegamos uma rota, contornando o Lago Argentino com suas águas de um azul turqueza profundo e incrivelmente belo

Ficamos loucos para saber a temperatura da água e não nos fizemos de rogados: fomos lá conferir e constatamos que a água congela a mão em poucos minutos,rs.
Prosseguimos assim por todo o trajeto, contornando o lago, com algumas paradas para fotos.
Os ventos patagônicos sõ tão fortes que às vezes dão a impressão que nos arrancarão do chão a qualquer momento. Pela imagem abaixo acho, que dá para voces terem idéia.

Mas se voces estão curiosos para saber sobre a temperaura eu lhe digo que aqui é frio.Muuuuito frio!A máxima( na cidade) tem variado entre 6 e 10 graus e lá no Perito Moreno (Parque dos Glaciares) a máxima foi de 5 graus com sensação térmica de  bem menos do que isso. As nossas roupas aí do Brasil dão conta  sim,  desde que seja em 3 camadas e que a última camada seja uma roupa que barre o vento.Como nesse período não neva, as roupas impermeáveis não são impescindíveis
Tudo aqui é simplesmente espetacular mas, o barulho do gelo se desprendendo dos paredões de 60 metros de altura e se precipitando na água é, além de ensurdecedor, impressionante!
Esse passeio custa 130 pesos por pessoa,  só o transfer com guia, e paga-se mais 60 pesos pela entrada no Parque dos Glaciares, mais 45 pesos pelo safári náutico que embora seja opcional recomendo que faça pois o catamarã  vai a uma proximidade de 200m do glaciar. O custo total para o casal ficou em 470 pesos (235 reais)mas vale cada centavo!
Dentro do Parque tem uma lanhonete porém, os valores praticados lá são bem altos e se você não tem dinheiro sobrando, é aconselhável comprar um lanche na cidade e levar na mochila, o que alias é bem comum por lá. Eu chamo isso de consumo inteligente e você?
Outra coisa que não pode faltar é o protetor solar pois, apesar do vento, do frio e do gelo, o sol aqui queima tanto quanto em uma praia, e ele brilha forte até as 21:00h aproximadamente.