Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Congonhas do Campo - MG



Esse lugar faz parte do roteiro das Cidades Históricas de Minas Gerais e abriga um conjunto arquitetônico e artístico da maior importância que é o Santuário de Bom Jesus dos Matosinhos,  reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 1985.
A cidade também investe em turismo rural e tem várias opções de hotéis fazendas e passeios voltados para o campo.
Estivemos lá de passagem, durante viagem para Ouro Preto. Na verdade pernoitamos e passamos o dia seguinte o que foi tempo suficiente para visitarmos ali o que mais nos interessava e que eu não poderia jamais, deixar de ver de perto: as obras do Aleijadinho, um dos maiores expoentes da arte barroca no Brasil; obras que até então eu só conhecia através de livros e fotografias.
Deixamos o carro em um determinado ponto pois para chegar à Basílica, é necessário encarar uma ladeira extrensa e muito, mas muito íngreme mesmo e, além disso, naqueles dias estava acontecendo um evento ali e tinha uma feira que tomava toda a extensão da referida ladeira.
O primeiro contato que tive com as obras do Aleijadinho foi no adro da Basílica onde o grupo escultórico dos Profetas é apresentado de modo imponente. São doze estátuas de tamanho natural,
feitas em pedra-sabão.


Acho que nem preciso dizer o quanto fiquei encantada com tamanha perfeição mas, outro sentimento que também experimentei foi emoção...Sim, caros amigos, fiquei deveras emocionada ao pensar nas condições precárias de saúde que encontrava-se o nosso Mestre  Barroco ao executar aquelas obras, tendo em vista que ele sofria de uma doença degenerativa que lhe causava dores profundas no corpo e na alma, que inutilizou-lhe o seu mais precioso instrumento de trabalho, as mãos mas....Mesmo assim  doente, com o martelo e o cinzel amarrados aos pulsos pelos seus ajudantantes, foi capaz de criar obras de arte incomparavelmente belas, como os Profetas. Isso sem falar do Grupo Escultórico Passos da Paixão, sessenta e seis figuras, também em tamanho natural, feitas em madeira e policromadas, que  estão divididas em pequenos grupos e ocupam as seis capelas, dentro do terreno da Basílica.
A visão é de fato maravilhosa porém, sinceramente fiquei preocupada com a conservação daquelas imagens pois a forma como estão expostas dentro daquelas capelas não me pareceu a forma mais adequada, a mais segura para obras de tamanha magnificência.

                                           http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho.html
Caríssimos, com exceção dos links, todas as imagens são de minha autoria e estão protegidas pelas leis dos direitos autorais portanto, caso deseje usar uma delas(ou mesmo várias) é só entrar em contato para pedir autorização.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah , ja fui la no Congonhas do Campo. Achei legal mas o que aconteceu la foi bem mais engraçado. Alugue por temporada um imoveis com o site quickhome.com (alugue temporada e troca de casa). O imoveis nao foi tao bonito no site, mas quando cheguei no apt, foi maravilhoso, a dona super engraçada me deu um presente de chegada : uma galinha em chocolate rsss. Ele me falou que no pais de origem dela (a frança, e um presente comum pelo pascoal). Adorei essa experiença. A cidade e interesante tbm mas nao chamou muito minha attenção. Prefero Ouro Preto. Viajar assim sem ir no hotel foi otimo para uma primeira experiença. Achei o artigo muito interessante, parabens pela blogueira.

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você