Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Curitiba - Cidade Modelo

A cidade de Curitiba tem 1.815.215 habitantes e é considerada a capital brasileira com o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade de vida do país.
Foi anunciado ontem que a cidade venceu um concurso global de cidades sustentáveis e receberá o prêmio no próximo dia 29, em Estocolmo.Curitiba disputou esse prêmio com as seguintes cidades: Sidney (Austrália); Malmö ( Suécia); Múrcia (Espanha); Songpa ( Coréia do Sul); e Stargard Szezecinski ( Polônia) e venceu por unanimidade.
Posso dizer que ela realmente faz jus ao prêmio e a todos os títulos que carrega. É uma capital bonita, limpa, super organizada e com uma área verde que impressiona.
São 55,09 metros quadrados de espaço  verde por habitante. Só para se ter uma idéia, o recomendado pela ONU fica em 16 metros quadrados por pessoa portanto, Curitiba está muito além disso.
A cidade está repleta de parques e bosques mas há muito o que se fazer e também o que se ver, além disso.
Um programinha que fiz em meu primeiro dia, gostei e recomendo é pegar um ônibus da Linha Turismo que circula em intervalos de meia hora e percorre 46 Km em aproximadamente duas horas e meia. O bilhete custa 20 reais  e dá direito a um embarque e quatro reembarques, podendo o passageiro descer nos pontos que mais lhe agrada. Nós, (meu marido e eu) escolhemos para descer e conhecer nesse dia, o Jardim Botânico( que é lindo demais!); o Museu Oscar Niemeyer, cuja arquitetura em si já vale uma visita; o Bosque do Alemão; e a Ópera de Arame.
A Ópera de Arame é um espaço integrado à natureza e palco de grandes espetáculos artísitcos e culturais.Esse foi um lugar que achei de valia a pena conhecer durante o dia e voltar durante a noite.Assim fiz e não me arrependi.Ela fica linda iluminada.
O Bosque do Alemão foi criado em homenagem aos imigrantes alemães e entre os destaques está a trilha João e Maria, dos contos dos Irmãos Grimm (uma maravilha para ser feita com crianças); a Casa Encantada e a Torre dos Filósofos que oferece uma bela vista de Curitiba mas que infelizmente estava fechada pois, ela é de madeira e por medida de segurança, devido as fortes chuvas dos últimos tempos estava interditada.
Outro lugar que achei que valia a pena visitar tanto durante o dia quanto à noite foi o Jardim Botânico e posso garantir que vale mesmo à pena. Esse foi um dos lugares que mais gostei. Ele é a marca registrada (digamos assim) de Curitiba; é a cara da cidade e sua estrutura metálica abriga espécies botâncias de referências nacionais. Fica linda iluminada assim, à noite (pena que no dia em que estive lá uma das suas torres laterais estava com a lâmpada apagada.
Curitiba é uma cidade grande e portanto a minha sugestão é que a partir do segundo dia você alugue um carro para se locomover melhor por lá. Recomendo também que deixe para locar o carro depois que estiver na cidade pois, as agências  locais têm um preço muito mais em conta do que as grandes locadoras como a Unidas ou a Localiza . Fizemos isso e foi ótima opção já que ganhamos bastante tempo e pudemos até descer a Serra e conhecer Morretes, uma cidadezinha  colonial , encravada na Serra do Mar e que fica há 73 Km de Curitiba, onde passamos um dia super agradável sobre o qual falarei no próximo post.
Outro bairro que tivemos a oportunidade de visitar em nossos passeios diurnos e noturnos foi Santa Felicidde. Uma antiga colônia italiana formada em 1878 e que hoje é o principal pólo gastronômico da cidade.
A Torre Panorâmica (que na foto é apenas uma maquete pois eu não consegui fazer uma boa foto da torre de verdade por causa do contraluz) é a única torre de telefonia no Brasil com um mirante aberto à visitação pública, com o ingresso que custa 3,00 reais.Tem 109,5m de altura, o equivalente a um edifício de 40 andares (curiosidade: só o térreo  tem 22 andares).
O Mirante oferece uma vista de 360 graus da cidade e foi de lá que fiz a foto abaixo.
A princípio, eu achei que esse era um programa não muito interessante, mas me enganei completamente e fiquei um bom tempo lá em cima, apreciando a magnífica paisagem da capital paranaense.
Mais um  programa imperdível para se fazer é "bater pernas" pela feira de artesanato, no Largo da Ordem que acontece todos os domingos e atualmente é a segunda maior feira de artesanato do Brasil. Chegue lá bem cedo pois a feira acaba às 14:00h e é enorme portanto, uma boa idéia é colocar o velho e bom tênis nos pés já que a caminhada é longa.
A feira tem desde doces e salgados até peças totalmente inusitadas, lindas e originais. Fiz uma comprinha básica de coisas maravilhosas por lá que infelizmente não vai dar para mostrar aqui, já que fiz a besteira de esquecer a sacola na recepção do hotel e tive que ligar no mesmo pedindo que eles enviassem para mim ( creio que a minha sacola chega hoje)
De qualquer modo, finalizo a postagem com as fotos do Largo da Ordem, um lugar que guarda parte da história de Curitiba e que reúne um grande número de bares e restaurantes excelentes.

24 comentários:

Claudia Liechavicius disse...

Yoyo.
Que fotos lindas!!! Curitiba é uma cidade absolutamente civilizada. Adoro! Bons restaurantes, pessoas educadíssimas. Tem um arzinho de Europa! Seu post está muito completo. Parabéns!
Bj
Claudia

Camila S. Carvalho disse...

Oi linda, tudo bem!
Nossa, que post lindo! Eu amo curitiba!!! Minha família toda é de lá, então já passei várias férias passeando por ali! Realmente a cidade é show, moraria lá tranquilamente! hehehe... Um beijo!

Driks Barreto disse...

Yoyo cada foto linda!!!!adorei essas fotos da opera de arame,e a do largo da ordem me deu muitaaa saudade!!!!Bju grande!

Unknown disse...

Oá amiga

Veio à minha cidade e nem me contou?
Vc passou muito próximo do meu apê.
Além desses lugares, que vc visitou, eu recomendaria ainda: "Universidade Livre do Meio Ambiente", "Parque Tanguá", ambos ficam no Parque das Pedreiras, próximos um do outro.Agora fiquei curiosa, o que mais vc visitou?
Parabéns pelas imagens

Beijo

Anônimo disse...

YOLANDA QUE FOTOS MARAVILHOSAS!ADOREI! QUANDO FOR A CURITIBA VOU VER TODOS ESSES LUGARES À NOITE.
BJS

ROSANGELA disse...

Yoyo, tinha certeza que vc ia amar Curitiba. Adorei suas fotos. Depois vou querer mais detalhes. rsrsrs
bjs

IVA PASSOS disse...

Linda cidade! as fotos lindas demais. Preciso muito melhorar minhas fotos, brevemente farei um curso de de fotografia, grde bjs e parabéns!
(lane: estou sem orkut qdo voltar aviso)

Yo Neris disse...

Cláudia,
Curitiba tem mesmo um 'arzinho" de europa.

Yo Neris disse...

Camila, eu me apixonei pror Curitiba!
Bjo

Yo Neris disse...

Não são as fotos que são lindas Driks...É a cidade que é linda mesmo!
Bjo

Yo Neris disse...

Kinha,
Dessa vez não deu tempo pra ir na Universidade Livre do Meio Ambiente mas esse pode ser um bom motivo para eu voltar a sua cidade maravilhosa.Rsrsrs
Bjos

Yo Neris disse...

Laís,
Vale a pena uma visita noturna a esses lugares que falei no post
Bjos

Yo Neris disse...

Rô,
Depois te conto os detalhes mas realmente amei Curitiba! É uma cidade com a minha cara...Hehehehe
BBjos

Yo Neris disse...

Neide,
A fotografia está entre os meus grandes prazeres.
E você, já conhece Curitiba? Vale a pena.
Bjos

Andrea disse...

Linda linda, espero que tenhas se divertido ao conhecer isso tudo.

Um grande beijo e bom fim de semana

Tânia Neves disse...

Oi amiga, tô voltando....
Tem selinho pra vc no meu blog, tá?
Bjinhus com saudades

http://tatazinha-maisdemim.blogspot.com

Priscila Ferreira disse...

Yoyo!
Que fotos lindas! Adorei saber disso! A gente acaba nem ouvindo muitas notícias legais com tantas coisas ruins acontecendo ultimamente! Uma cidade aqui perto da gente sendo tão reconhecida! Eu ainda vou conhecer, sempre ouvi falar que é um exemplo, tudo bem organizado!
Bjuuu
Pri

VagaMundos disse...

Excelente crónica de Curitiba. Ficamos com muita vontade de conhecer.
Bjs

Yo Neris disse...

Tatazinha,
Obrigada pelo selinho.Vou postar hoje, viu!
Beijos

Yo Neris disse...

Pri,
Vá mesmo conhecer Curitiba.Ela está tão perto de onde você mora, né!
Bjo

Yo Neris disse...

Vagamundo,
Quando vierem ao Brasil, incluam Curitiba na lista de lugares a ser visitados.Vale à pena conhecê-la
Beijos

Fátima disse...

Yoyo que belezura de fotos menina!
Cidade linda, parece cartão postal , nada deixa a desejar para cidades famosas do exterior.
Parabéns.

Beijinho.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Passei de novo por aqui para lhe
desejar um bom domingo.Beijinho/Irene

Ellen disse...

Yoyo, que fotos lindas e ótimo texto !! Estamos planejando ir no final do ano para o Parana...
Dicas anotadissimas !!
Bjs e um excelente final de semana !!
Ellen & Antonio

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você