Páginas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Praia do Forte - A Bahia em Seu Melhor

 A Praia do Forte fica  distante  do aeroporto de Salvador cerca de sessenta quilômetros e para se chegar ao destino, pode-se tomar um ônibus que sai do aeroporto para o terminal rodoviário e de lá, toma-se outro, direto para a Praia do Forte. Outra boa maneira para se locomover por lá é alugar um carro ainda no aeroporto pois, perto desse paraíso baiano, tem muito o que se conhecer. Só não esqueça de alugar com antecedência, pela net mesmo, senão você correrá o risco de não coseguir nenhum carro disponível, já que a demanda é grande
A  minha opção foi contratar o serviço de um motorista de Van, que veio nos buscar em Salvador e nos levou até lá. O preço cobrado pode variar entre  120  e 150 reais(casal). Não é barato, eu sei, mas é uma maneira cômoda para quem chaga cansado da viagem e também para quem não tem tanto tempo assim.
Por falar em custos, prepare o bloso pois, os preços praticados lá são bastante elevados, tendo em vista que além, de se tratar de um dos mais belos paraísos da costa brasileira, o lugar é freqüentado, em sua maior parte, por turistas europeus e o euro acaba inflacionando tudo por lá...Rsrsrs mas, tirando esse lado incômodo (digamos assim) eu afirmo, sem medo de errar, que esse é um destino para constar em nossa lista dos lugares que não podemos deixar de conhecer.
A Praia do Forte é conhecida como a "polinésia brasileira". Tem sol o ano inteiro, praias quase exclusivas, piscinas naturais onde é possível ver uma grande variedade de peixes super coloridos, até mesmo sem equipamento de mergulho e ainda tem dunas e coqueiros emoldurando a paisagem.
A minha dica é que você leve um snorkel pois, assim aproveitará melhor o espetáculo que a vida marinha oferece aos seus olhos, naquelas águas.
Esse paraíso que fica no município de Mata de São João, tem 12 Km de praia, com mar calmo, águas quentes e transparentes e, para compor ainda mais essa beleza toda,existem rios, cachoeiras e uma  reserva ecológica importante,a Reserva  Ecológica de Sapiranga que cuida do patrimônio histórico e cultural, o Projeto Tamar, cuidando da preservação das tartarugas marinhas e ainda o projeto Baleia Jubarte, voltado para preservação e proteção desses animais.
Um paseio muito bom que fiz e recomendo, para quem gosta de história, é conhecer as ruínas do Castelo Garcia D´Ávila. Fica há 6 Km da Vila e dá prar ir de bicicleta alugada porém, a subida é muito ígreme e se você não está em plena forma física,melhor alugar um dos carros estilizados que ficam na praça principal e cobram 50 reais. É só se perguntar, no cento de informaçõ ao turista onde eles ficam.
Esse castelo é um marco na história do Brasil. Foi construído em 1551 como a primeira edificação residencial militar brasileira.
É o único castelo existente nas Américas que foi feito em estilo medieval europeu. É a primeira edificação feita em pedra no Brasil e sua construção só ficou pronta no ano de 1624.
As maquetes motram como era o castelo, antes de ser abandonado e se transformar em ruínas. Ruínas estas que estão sendo preservadas e estudadas pela Universidade Federal da Bahia, tendo em vista que verdadeiras preciosidades continuam aflorando dessas ruínas, como um jogo de cerâmica encontrado recentemente em escavações arqueológicas e que segundo especialistas data de mais ou menos 500 anos
Se você tem um tempinho a mais, almoce por lá mesmo.Tem um restaurante, super aconchegante no próprio castelo mas, procure se informar com antecedência sobre os horários de funcionamento pois quando fui lá, encontrei o mesmo fechado o que achei lamentável.
Lamentável também achei, a falta de boa vontade e de informações precisas dos funcionários(atendentes) do Projeto Tamar. Ninguém sabia nos dizer  quando haveria a "soltura" das tartaruguinhas no mar, não sabiam nada e ainda foram grosseiros, enfim...Uma pena.
De qualquer maneira, posso afirmar, com conhecimento de causa, que esse tipo de comportamento, em hipótese nenhuma, representa o povo da Bahia. Um povo que é hospitaleiro e simpático por excelência.

10 comentários:

Maitê disse...

Oi querida !!!!

Nossa ... sessão nostalgia agora ...

Eu fui para Salvador quando tinha 8 anos ... e na época não existia uma máquina digital então tenho tão poucas fotos e 20 anos depois ainda lembro de algumas coisas ... mas confesso que bateu saudade de voltar por estas bandas!!!

Beijinhos enormes !

Yo Neris disse...

Maitê,
Esse é mesmo um lugar insequecível
Bjoka

Anônimo disse...

Ahhh minha amiga !!! Queria levar meus filhotes pra conhecer a Praia do Forte, ver o projeto Tamar...
Será minha meta para 2011!!!
Me aguarde....
Boa dica !!! Bjks mil...

Yo Neris disse...

Ariande,
Vai sim .Seus filhos irão amar o Projeto Tamar.
Se quiser alugar um "apezinho", sai mais em conta do que ficar em hotel.Caso precise de ajuda, escreva para o meu email e te indico o mesmo que aluguei.Se fizer isso com antecedência vale muito a pena, principalmente para quem viaja com a família.
Bjo

VagaMundos disse...

Pelo que vimos e lemos a Praia do Forte tem muito mais para oferecer do que as praias paradisiacas. Muito bom post!
Beijinhos

Yo Neris disse...

Sim Vagamundos,
A Bahia,incluindo a Praias do Forte, vai além das suas belas praia: tem muita história, cultura e uma gastronomia de dar "água na boca"
Bjos

Katia Bonfadini disse...

Que delícia de lugar, Yoyo!!! Seus posts me fazem ter vontade de pegar um vôo agora pra esses lugares maravilhosos!!!! Menina, queria te fazer uma pergunta: você cjegou a mandar uma foto para o concurso de imagens de viagem??? Li seu comentário, mas não sei se não recebi a foto por e-mail ou acabei deletando-a sem querer... desculpe se foi o caso!!!! Você poderia mandá-la novamente para o katiabonfadini@gmail.com? Obrigada, querida!!!

Yo Neris disse...

Kátia,
Eu qu agradeço pela oportunidade de participar do concurso.
Bjo

Aigil disse...

Esse é um lugar que eu gostaria de visitar.
Quem sabe da próxima vez que eu for até a Bahia dê pra dar uma chegadinha lá.

Amei Yoyo...lindooooooooo

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns pelo blog. Eu estou ainda dando os primeiros passos, no entanto entusiasmado por partilhar informação que possa ser útil.

Mário

www.myfavouriterestaurants.wordpress.com

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você