Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tilcara - Tesouro Arqueológico

Por conta do tempo, um tanto curto, não deu para explorar o povoado de Tilcara como eu gostaria de ter feito.É incrível, mas só assim nos damos conta que um mês é pouco tempo para se conhecer um país inteiro como a Argentina. De qualquer modo, deu para colher algumas informações como: sua população, que está estimada em 6.000 habitantes, sua elevação em relação ao nivel do mar, que é de 2.465 metros.
Tilcara é um povoado onde o tempo parece ter parado e também, um dos lugares mais interessantes e ricos em arqueologia que já visitei.
De qualquer maneira, saí de lá com a certeza de que conheci uma das grandes maravilhas do mundo: as ruínas de uma antiga fortaleza, construída no século XII pelo povos pré-hispânicos, os omaguacas, que dominaram a região, antes mesmo da chegada dos Incas que tempos depois acabaram se apoderando do lugar e mais tarde também, os espanhóis chegaram ao Pukara e literalmente acabaram com os omaguacas.
                            
                            
Do que  um dia foi a fortaleza de Tilcara, sobraram apenas ruínas, cujas paredes ficaram com aproximadamente 25 cm de altura porém, dois arqueológos (Ambrosetti e Debeneditti) estudiosos da cultura desses povos  resolveram reconstruir as ruínas da "Pucará". Felizmente pois, hoje podemos conhecer um pouco sobre a história desses povos de relevante importância para o país de nossos "hermanos" argentinos.
                            
                            
                            

2 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Oi, Yoyo! Amei seu comentário no meu blog e já virei sua seguidora! Menina, acho que vamos trocar muitas figurinhas!!!! Eu adoro viajar e conhecer novas culturas. Vou olhar seu blog inteiro e me deliciar com as fotos! Sou doida pra conhecer mais da Argentina e do Chile, nossos vizinhos com paisagens tão lindas! Beijão e seja sempre bem-vinda!!!

Yo Neris disse...

Pois é Kátia....Percorri a Argentina de norte a sul e posso garantir que é ,de fato, um país maravilhoso!!Além de tudo fica tão pertinho de de nós, não é mesmo?

Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você