Morretes é uma pequena e charmosa cidade da região litorânea no Estado do Paraná.Sua população, segundo o senso do ano 2000, era de 15.275 habitantes, sendo que destes, 7.153 encontra-se na zona urbana.
Embora o forte do lugar seja o turismo rural e turismo de aventura, é também mais uma opção de passeio para quem está na capital paranaense.
Podemos chegar lá de três maneiras: tomando o trem turístico, do qual falo em post anterior, de ônibus ou de carro. No dia que resolvemos explorar a cidade, fomos de carro, alugado em Curitiba, e seguimos pela Estrada da Graciosa com seus 33 Km de curvas, paralelepípedos e paisagens floridas na encosta. Uma linda viagem!
Morretes fica distante de Curitiba 74 Km; de Antonina são 15 Km e de Paranaguá são 43Km.
Como as distâncias são pequenas, vale muito a pena conhecer também Antonina e Paranaguá, caso esteja com tempo suficiente.
O casario colonial, bem preservado, é um deleite para quem gosta de fotografar arquitetura.Suas ruas e praças, são bastante arborizadas, a feirinha e as lojas de artesanato são ótimas porém, o meu destaque vai para, inúmeros e bons restaurantes, onde o prato principal é o barreado.
O barreado é um prato típico paranaense, cujo segredo está no tempo de cozimento da carne, o que varia entre 15 e 20 horas.O cozimento é feito em uma panela vedada por uma massa de farinha de mandioca e água.
Essa maravilha de carne é servida acompanhada de arroz e frutas como banana, laranja e tem o jeito certinho de preparar a comida no prato, de modo que ele fique consistente mas não muito seco. Além do acompanhamento tradicional, eles servem também dois tipos de camarão, peixe frito e salada. Uma verdadeira farra gastronômica.
Como nunca tínhamos provado, o graçon fez questão de demonstrar como se prepara e, principlamente, de testar se o barreado ficou no ponto certo. De que maneira? Virando o prato em cima das nossas cabeças. Se não cair do prato, é porque ficou no ponto.
A minha sugestão é que você deixe para fazer compras depois do almoço, uma vez que depois dessa "comilança" toda, o ideal é dar uma boa caminhada para eliminar o excesso de calorias,rs.
Uma boa idéia para depois das compras é sentar-se na praça principal, onde fica o coreto e curtir a apresentação dos músicos de rua, que estão sempre por ali.
O vídeo abaixo não ficou dos melhores pois, eu ainda estava aprendendo sobre o funcionamento da minha nova filmadora. Foi uma espécie de teste.
De qualquer maneira, dá para se ter uma idéia do "clima" musical da praça.
25 comentários:
Olá Yoyo
Morretes é realmente uma gracinha de lugar. Já passei excelentes finais de semana, pois a família do meu genro tem uma casa histórica, onde D.Pedro II lá dormiu em viagem ao sul do país. Esse casarão é um daqueles que tem escadarias para o rio, nos fundos.É lindo, as portas devem ter uns 3 metros de altura e alguns móveis de época. Se encontrar as fotos eu mando para vc.
Bjo
B
E você ainda se intitula a "errante" caminhante ?!!! rsrsrs,você é a acertantante caminhante,isso sim, que lindo lugar e dica esperta para um passeio.
Bjokas querida
Su
olá yoyo, vim retribuir a visita e estou encantada com seu blog, lindo post! Eu só conheço Curitiba e me apaixonei pelos parques e pela feira de artesanato! Passeio de trem fiz em Campos, lindo d+, sou apaixonada por trens, aqui em SP, fui no Museu do imigrante passear de Maria Fumaça!Eu não sabia que era assim que testava o barreado, muito interessante!! Essa foto da casinha branca com portas e janelas azuis está linda...Estou seguindo e voltarei sempre!
Curiosidade: seu nome é Yoyo mesmo?
O que significa? achei lindo...
Bjks.
Oi Yoyo!
Que maravilha passear assim, conhecendo as pessoas, as comidas típicas, as ruas e suas arquiteturas.
Sem pressa, só saborendo o momento.
Obrigada pela visita e tenha um ótimo fim de semana.
Adorei Morretes :)
Oi Yoyo!!! Que bom que gostou da minha carta para minha mami. Ela foi há pouco tempo...Estive por aqui e AMEI seu blog! Muito rico e muito bonito! Também te sigo agora!Beijins e parabéns!
E aí,Yoyo!
Animada pra brincar um pouco na torcida?
O momento da Copa tá chegando...
Um beijão.
Hummmmmmmm, deu água na boca essa comidinha!!!! Bjãooooooooo linda!!! Tenha um dia belo!!!!
Adorei passar o dia em Morretes, Kinha.
Bjos
Su,
Sabe que gostei do novo nome! "Acertante Caminhante"....Hehehehe
Bjaum
Marianne,
Será sempre bem vinda por aqui.Apareça.
Meu nome é Yolanda mas quando alguém me chama assim eu já penso que esse alguém está bravo comigo...Rsrsrs. Prefiro mesmo ser chamada de Yoyo...Bem mais simples, né?
Bjos
Lourdes,
Viajar é o que mais gosto.
Beijos
Hugo(do Viagens Lacoste)
Eu tb adorei Morretes!
Bjos
Wilka,
Seja sempre bem vinda, querida.
Bjos
Pois é Lourdes, vou dar uma olhadinha por lá
Bjos
Tatazinha,
Me "acabei" de tanto comer Barreado,rs.
Bjos
Oi Yoyo, seja bem-vinda!
E que bom que a Lúcia aproximou-nos, vejo que gostas de fotografia, eu também, mas de minha parte sou amador, só tiro a foto.
Vou olhar bem seu blog aqui e conhecer os outros, seguí-la também, se conseguir, hoje à tarde tentei em outros dois, sem obter o sucesso esperado.
Estive em Gramado duas vezes em dois momentos maravilhosos, e adoro o verão na medida certa, mas o frio que anda fazendo aqui está além da conta, e isto é só o começo.
Sobre suas fotos, lindas, lindas, beijos, e volte sempre, Mauro
Este teu blog é lindíssimo, já estou te seguindo e já coloquei seu blog na lista dos meus, beijos, Mauro
Te vi no blog da Glorinha.
Que surpresa ,quando vi aqui Morretes.Amei esse Lugar!!!!
Foi há muitos anos atrás, mas traz recordações boas!!!!
E o Barreado é maravilhoso!!!!
bjos
Já estou seguindo ....
que bom conhecer teu blog.
Maurizio
Oi, Yoyo
Te vi na comunidade Minha Casa e vim espiar seu blog, mas hoje não tenho muito tempo, então, só queria te dizer que o post atual do meu blog é sobre a "POUSADA DO LADO DE LÁ" ...não sei se você já conhece ou já postou por aqui. Dá uma olhadinha lá.
beijos
Dri
http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com
Linda contrução do armazem do artezanato!
YO
Parabéns por este este excelente blogue.
Adorei as fotos do rochêdo na paisagem e da cascata!
Fabulosas!!!
G.J.
Yoyo, uma parte da minha família mora em Campos do Jordão e estou indo agora para o festival, porém a melhor época - porque não gosto de frio e também por causa da lotação - para mim é no período do verão, quando aqui no Rio a temperatura só é suportável dentro do ar condicionado!!
Adorei ver Gonçalves por aqui! Um lugar acolhedor com pessoas idem! Beijus,
Ei querida, feliz dia do amigo pra vc, adorei o seu post, bjo, bjo!
Postar um comentário