Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Passeio de Trem - Curitiba/ Morretes/ Paranaguá

Uma excelente opção de passeio em Curitiba é pegar o trem que parte da cidade e vai até a  Paranaguá.
Esse é um dos passeios mais bonitos que já fiz. O trem vai cortando a mata Atlântica e as paisagens são de tirar o fôlego. É um passeio que não tem a mesma animação daquele  na Serra Gaúcha, mas não falta glamour e romantismo portanto, é igulamente imperdível.
As tarifas  variam de acordo com a classe escolhida. Na classe econômica ela custa 39,00 reais a ida e 30, 00 reais a volta; na classe turística o preço é 66 reais a ida e a volta custa 44,00 reais; na classe executiva o preço é de 96,00 reais a ida e 64 reais a volta. Lembrando que esses valores não são para o casal e sim  por pessoa, sendo que crianças pagam um pouco menos.
Se você pretende fazer um passeio especialmente glamouroso, tem  a opção da litorina de luxo mas prepare-se para desembolsar uma quantia de 270 reais na ida e 200,00 reais na volta (lembre-se: esses valores são por pessoa)  porém, a litorina é puro luxo. Ela tem bancos de couro, sofás de veludo, decoração esmerada, bar no interior do vagão, transmissão, em tempo real, da paisagem em tela de LCD e serviço de bordo de primeira classe. Acho que vale a pena (quem pode pagar, é claro) para casais  em lua de mel e celebrações importantes como dia dos namorados, aniverásario de casamento e até mesmo para presentear uma pessoa querida.
A litorina de luxo parte apenas nos finais de semana e feriados e vai somente  até a cidade de Morretes. Porém, o trem circula diariamente até Morretes e como a litorina, nos finais de semana e feriados vai até Paranaguá.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Curitiba - Cidade Modelo

A cidade de Curitiba tem 1.815.215 habitantes e é considerada a capital brasileira com o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade de vida do país.
Foi anunciado ontem que a cidade venceu um concurso global de cidades sustentáveis e receberá o prêmio no próximo dia 29, em Estocolmo.Curitiba disputou esse prêmio com as seguintes cidades: Sidney (Austrália); Malmö ( Suécia); Múrcia (Espanha); Songpa ( Coréia do Sul); e Stargard Szezecinski ( Polônia) e venceu por unanimidade.
Posso dizer que ela realmente faz jus ao prêmio e a todos os títulos que carrega. É uma capital bonita, limpa, super organizada e com uma área verde que impressiona.
São 55,09 metros quadrados de espaço  verde por habitante. Só para se ter uma idéia, o recomendado pela ONU fica em 16 metros quadrados por pessoa portanto, Curitiba está muito além disso.
A cidade está repleta de parques e bosques mas há muito o que se fazer e também o que se ver, além disso.
Um programinha que fiz em meu primeiro dia, gostei e recomendo é pegar um ônibus da Linha Turismo que circula em intervalos de meia hora e percorre 46 Km em aproximadamente duas horas e meia. O bilhete custa 20 reais  e dá direito a um embarque e quatro reembarques, podendo o passageiro descer nos pontos que mais lhe agrada. Nós, (meu marido e eu) escolhemos para descer e conhecer nesse dia, o Jardim Botânico( que é lindo demais!); o Museu Oscar Niemeyer, cuja arquitetura em si já vale uma visita; o Bosque do Alemão; e a Ópera de Arame.
A Ópera de Arame é um espaço integrado à natureza e palco de grandes espetáculos artísitcos e culturais.Esse foi um lugar que achei de valia a pena conhecer durante o dia e voltar durante a noite.Assim fiz e não me arrependi.Ela fica linda iluminada.
O Bosque do Alemão foi criado em homenagem aos imigrantes alemães e entre os destaques está a trilha João e Maria, dos contos dos Irmãos Grimm (uma maravilha para ser feita com crianças); a Casa Encantada e a Torre dos Filósofos que oferece uma bela vista de Curitiba mas que infelizmente estava fechada pois, ela é de madeira e por medida de segurança, devido as fortes chuvas dos últimos tempos estava interditada.
Outro lugar que achei que valia a pena visitar tanto durante o dia quanto à noite foi o Jardim Botânico e posso garantir que vale mesmo à pena. Esse foi um dos lugares que mais gostei. Ele é a marca registrada (digamos assim) de Curitiba; é a cara da cidade e sua estrutura metálica abriga espécies botâncias de referências nacionais. Fica linda iluminada assim, à noite (pena que no dia em que estive lá uma das suas torres laterais estava com a lâmpada apagada.
Curitiba é uma cidade grande e portanto a minha sugestão é que a partir do segundo dia você alugue um carro para se locomover melhor por lá. Recomendo também que deixe para locar o carro depois que estiver na cidade pois, as agências  locais têm um preço muito mais em conta do que as grandes locadoras como a Unidas ou a Localiza . Fizemos isso e foi ótima opção já que ganhamos bastante tempo e pudemos até descer a Serra e conhecer Morretes, uma cidadezinha  colonial , encravada na Serra do Mar e que fica há 73 Km de Curitiba, onde passamos um dia super agradável sobre o qual falarei no próximo post.
Outro bairro que tivemos a oportunidade de visitar em nossos passeios diurnos e noturnos foi Santa Felicidde. Uma antiga colônia italiana formada em 1878 e que hoje é o principal pólo gastronômico da cidade.
A Torre Panorâmica (que na foto é apenas uma maquete pois eu não consegui fazer uma boa foto da torre de verdade por causa do contraluz) é a única torre de telefonia no Brasil com um mirante aberto à visitação pública, com o ingresso que custa 3,00 reais.Tem 109,5m de altura, o equivalente a um edifício de 40 andares (curiosidade: só o térreo  tem 22 andares).
O Mirante oferece uma vista de 360 graus da cidade e foi de lá que fiz a foto abaixo.
A princípio, eu achei que esse era um programa não muito interessante, mas me enganei completamente e fiquei um bom tempo lá em cima, apreciando a magnífica paisagem da capital paranaense.
Mais um  programa imperdível para se fazer é "bater pernas" pela feira de artesanato, no Largo da Ordem que acontece todos os domingos e atualmente é a segunda maior feira de artesanato do Brasil. Chegue lá bem cedo pois a feira acaba às 14:00h e é enorme portanto, uma boa idéia é colocar o velho e bom tênis nos pés já que a caminhada é longa.
A feira tem desde doces e salgados até peças totalmente inusitadas, lindas e originais. Fiz uma comprinha básica de coisas maravilhosas por lá que infelizmente não vai dar para mostrar aqui, já que fiz a besteira de esquecer a sacola na recepção do hotel e tive que ligar no mesmo pedindo que eles enviassem para mim ( creio que a minha sacola chega hoje)
De qualquer modo, finalizo a postagem com as fotos do Largo da Ordem, um lugar que guarda parte da história de Curitiba e que reúne um grande número de bares e restaurantes excelentes.
Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você