Páginas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fotos de Viagem - Qual delas eu escolho?

Vou participar de um concurso de fotos de viagem promovido pela Kátia Bonfadini do blog http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/ e como é difícil para mim fazer a escolha da foto que gosto mais, resolvi seguir o exemplo da Maitê do blog http://momentosdate.blogspot.com/ . Selecionei algumas fotos de viagens mais recentes e estou postando aqui para que voces me ajudem a escolher aquela com a qual participarei do concurso.
Vou colocar uma enquete sobre isso e desde já, agradeço a participação de todos.
Foto número 01
Praia do Forte - Bahia - Brasil

Foto número 02
Angra dos Reis - Rio de Janeiro - Brasil

Foto número 03
Salinas Grandes - Jujuy - Argentina

Foto número 04 
Lago Nahuel Huapi - San Carlos de Bariloche - Argentina

Foto número 05
Lago Nahuel Huapi -  San Carlos de Bariloche - Argentina

Foto número 06
Gramado - Rio Grande do Sul - Brasil

Foto número 07
Parque dos Glaciares - El Clafate - Patagônia Argentina

Foto número 08
Glaciar Perito Moreno - El Calafate - Patagônia Argentina

Foto número 09
El Caminito - Buenos Aires 

Foto número 10
Penísula Valdez -Puerto Madyn - Patagônia Argentina

Foto número 11
Quebrada de Humauaca - Jujuy - Norte Argentino
Foto número 12
Reserva Punta Tombo - Patagônia Argentina
Mesmo que você vote na enquete, deixe um comentário pois, a sua opinião é muito importante para mim.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Praia do Forte - A Bahia em Seu Melhor

 A Praia do Forte fica  distante  do aeroporto de Salvador cerca de sessenta quilômetros e para se chegar ao destino, pode-se tomar um ônibus que sai do aeroporto para o terminal rodoviário e de lá, toma-se outro, direto para a Praia do Forte. Outra boa maneira para se locomover por lá é alugar um carro ainda no aeroporto pois, perto desse paraíso baiano, tem muito o que se conhecer. Só não esqueça de alugar com antecedência, pela net mesmo, senão você correrá o risco de não coseguir nenhum carro disponível, já que a demanda é grande
A  minha opção foi contratar o serviço de um motorista de Van, que veio nos buscar em Salvador e nos levou até lá. O preço cobrado pode variar entre  120  e 150 reais(casal). Não é barato, eu sei, mas é uma maneira cômoda para quem chaga cansado da viagem e também para quem não tem tanto tempo assim.
Por falar em custos, prepare o bloso pois, os preços praticados lá são bastante elevados, tendo em vista que além, de se tratar de um dos mais belos paraísos da costa brasileira, o lugar é freqüentado, em sua maior parte, por turistas europeus e o euro acaba inflacionando tudo por lá...Rsrsrs mas, tirando esse lado incômodo (digamos assim) eu afirmo, sem medo de errar, que esse é um destino para constar em nossa lista dos lugares que não podemos deixar de conhecer.
A Praia do Forte é conhecida como a "polinésia brasileira". Tem sol o ano inteiro, praias quase exclusivas, piscinas naturais onde é possível ver uma grande variedade de peixes super coloridos, até mesmo sem equipamento de mergulho e ainda tem dunas e coqueiros emoldurando a paisagem.
A minha dica é que você leve um snorkel pois, assim aproveitará melhor o espetáculo que a vida marinha oferece aos seus olhos, naquelas águas.
Esse paraíso que fica no município de Mata de São João, tem 12 Km de praia, com mar calmo, águas quentes e transparentes e, para compor ainda mais essa beleza toda,existem rios, cachoeiras e uma  reserva ecológica importante,a Reserva  Ecológica de Sapiranga que cuida do patrimônio histórico e cultural, o Projeto Tamar, cuidando da preservação das tartarugas marinhas e ainda o projeto Baleia Jubarte, voltado para preservação e proteção desses animais.
Um paseio muito bom que fiz e recomendo, para quem gosta de história, é conhecer as ruínas do Castelo Garcia D´Ávila. Fica há 6 Km da Vila e dá prar ir de bicicleta alugada porém, a subida é muito ígreme e se você não está em plena forma física,melhor alugar um dos carros estilizados que ficam na praça principal e cobram 50 reais. É só se perguntar, no cento de informaçõ ao turista onde eles ficam.
Esse castelo é um marco na história do Brasil. Foi construído em 1551 como a primeira edificação residencial militar brasileira.
É o único castelo existente nas Américas que foi feito em estilo medieval europeu. É a primeira edificação feita em pedra no Brasil e sua construção só ficou pronta no ano de 1624.
As maquetes motram como era o castelo, antes de ser abandonado e se transformar em ruínas. Ruínas estas que estão sendo preservadas e estudadas pela Universidade Federal da Bahia, tendo em vista que verdadeiras preciosidades continuam aflorando dessas ruínas, como um jogo de cerâmica encontrado recentemente em escavações arqueológicas e que segundo especialistas data de mais ou menos 500 anos
Se você tem um tempinho a mais, almoce por lá mesmo.Tem um restaurante, super aconchegante no próprio castelo mas, procure se informar com antecedência sobre os horários de funcionamento pois quando fui lá, encontrei o mesmo fechado o que achei lamentável.
Lamentável também achei, a falta de boa vontade e de informações precisas dos funcionários(atendentes) do Projeto Tamar. Ninguém sabia nos dizer  quando haveria a "soltura" das tartaruguinhas no mar, não sabiam nada e ainda foram grosseiros, enfim...Uma pena.
De qualquer maneira, posso afirmar, com conhecimento de causa, que esse tipo de comportamento, em hipótese nenhuma, representa o povo da Bahia. Um povo que é hospitaleiro e simpático por excelência.

terça-feira, 16 de março de 2010

Ubatuba - Litoral Norte de São Paulo

O litoral norte de São Paulo tem praias lindas e variadas, ou seja, para todos os gostos.Vai desde praias super badaladas, que atrai o pessoal jovem, outras com ondas fortes que fazem a alegria dos surfistas, ou ainda as praias completamente desertas, que os casais apaixonados adoram; mas tem também aquelas que são ideais para quem viaja com crianças, com águas calmas e sem muita agitação.
Ubatuba é um desses paraísos do litoral norte e conta com 70 praias ao longo da  costa de 90Km e o que é melhor, fica relativamente perto da capital paulista. São 235 Km de São Paulo e 320Km do Rio de Janeiro portanto, para quem está em uma dessas duas cidades é muito fácil passar um final de semana em Ubatuba 
Vale lembrar que São Paulo é o estado que mais preserva a mata atlântica e nessa região é muito fácil perceber o que estou dizendo pois, 80% do território de Ubatuba fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar,que é reconhecido pela UNESCO,como patrimônio  natural  da humanidade. Aqui, a mata atlântica está praticamente intacta.

Ubatuba favorece  a prática de vários esportes, incluindo o surf e o mergulho. Para os aventureiros que gostam de uma boa caminhada existem diversas opções de trilhas, com diferentes graus de dificuldade.
Se o seu negócio é só mesmo  apreciar a beleza da natureza, o que não falta por lá são lindas paisagens.
A rede hoteleira é farta e variada e os restaurantes são muitos (come-se muito bem nesse lugar)
Fazer um passeio de escuna é uma excelente forma de conhecer e apreciar as diversas ilhas da região, já que em alguns recantos só é possível chegar de barco.Uma desses lugares é a Ilha de Anchieta, sobre a qual não vou falar agora pois, ela merece outro post.
Alguns passeios agradam bastante a quem viaja com filhos pequenos. Entre eles podemos destacar:
* O Porjeto Tamar com suas inúmeras tartarugas marinhas
* O Aquário Municipal, onde a maior atração são os pingüins
* O Espaço Ciência, com minerais de todos os continentes e  fósseis
Se tiver que escolher apenas um ou dois, siga a ordem da minha postagem



domingo, 14 de março de 2010

Hotel Boutique em Mendoza - Excelente Opção

Esse conceito de hotel boutique é relativamente novo e antes de resolver me hospedar em um deles,eu pensava que a hospedagem fosse tão cara que ficasse inviável para quem viaja com dinheiro curto mas, me enganei, embora isso não seja regra.
A proposta de um hotel boutique é ter um número reduzido de apartamentos, o que varia entre 5 e 50, atendimento super exclusivo, completa infra-estrutura e instalações charmosas em um projeto arquitetônico diferenciado, além de uma decoração bonita e muitas vezes temática.
Outra coisa exclusivissíma é o atendimento individualizado. Proprietários estão sempre presentes e demonstram absoluto interesse pelo hóspedes, assim como o staff super atencioso, fazendo que que nos sintamos em casa.
O hotel que me hospedei em Mendoza (Argentina),o Abril Boutique Hotel atende perfeitamente a todos esse requisitos e por isso  recomendo aos que viajarem para essa cidade pois, foi uma das melhores opções que fizemos em termos de hospedagem.
Quanto ao staff, o meu destaque vai para o Martín que fez tudo para nos agradar, enquanto estivemos lá. 
Tenho excelentes lembranças dos dias em que me hospedei nesse hotel.Foi uma estada, de fato, super agradável.
O hotel está  na categoria três estrelas e fica localizado no centro da cidade. Está há 100m da Plaza Independência e 150m da peatonal Sarmiento, o que facilita muito pois, nem é necessário pegar táxi ou ônibus para se locomover pelo centro.
Endereço do hotel: Rua Patrícia Mendocinas, 866
A tarifa para casal é de 38,12 dólares e além do café da manhã, (desyuno) o hotel oferece internet wi fi gratuitamente

segunda-feira, 8 de março de 2010

Tour Uva e Vinho no Vale dos Vinhedos

Essa é mais um opção imperdível de passeio para quem vai à Serra Gaúcha.
A rota dos vinhos, ou Vale dos Vinhedos como é mais conhecido, é o lugar que concentra as melhores vinícolas da região e, todas elas  abrem suas portas aos visitantes, que dependendo da época podem até participar da colheita das uvas.
Como fui para lá fora do período de colheita, tive apenas a chance de visitar e conhecer as instalações da Vinícola Miolo acompanhada por uma enóloga, funcionária da empresa que explicou, com detalhes, de uma maneira clara  todo o processo de fabricação dos vinhos e depois nos conduziu à sala de degustação.Claro que essa foi a parte que eu mais gostei...Rs.
A degustação foi extremamente organizada e bem orientada. Todos receberam um bloco para anotações sobre os diversos vinhos degustados; algo bem profissional, embora atenda perfeitamente as expecttivas de quem é leigo mas aprecia um bom vinho. Essa forma de degustação facilita muito na hora de escolhermos os rótulos que mais nos agradaram.

Como muitos aqui sabem, estive recentemente na região vinicultora de Mendoza, na Argentina. Lá, fui também  visitar algumas vinícolas e sinceramente, posso garantir que a visitação feita às vinícolas da Serra Gaúcha é bem melhor.Achei os enólogos mais objetivos, as explicações, como já falei, são mais claras e o momento da degustaçõ bem mais organizado e porque não dizer, bem mais glamouroso também, como deve ser todo o ritual do vinho. Além disso, a quantidade de vinhos degustados é muito maior, o que nos dá um leque de opção também maior para esolher aquelas garrafas que levaremos para casa.
Deixo claro porém, que não estou entrando na questão da qualidade dos vinhos e sim na questão  do atendimento.
Como eu não tinha muito tempo, pude conhecer aprenas a Vinícola Miolo e também a Peterlongo, onde degustamos espumantes de altíssima qualidade.
Lá na Peterlongo, comprei um creme hidratante para o corpo feito de "champagne" que foi o melhor hidratante  coporal que já usei.Esse produto é fabricado pela Essência de Fiori, uma empresa de comético da região trabalha com produtos feitos à base da uva e do vinho.
Um luxo!



quinta-feira, 4 de março de 2010

Imperdível ! Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Eu considero esse passeio como um dos pontos mais altos da minha viagem a Gramado.
A Maria Fumaça é do século XIX e composta por dois vagões simples, quatro vagões de primeira classe e encontra-se em perfeito estado de conservação. Tanto que em 1994 foi utilizada nas filmagens do filme "O Quatrilho".
O trajeto começa na cidade de Bento Gonçalves, que fica há 115Km de Gramado, e segue por  um percurso de 23 Km, passando por Garibaldi e terminando em Carlos Barbosa.
A minha recomendação é que você contrate o serviço de um operadora local pois, o passeio é regado a muito vinho e, essa experiência etílica não combina com volante. 

Ao chegarmos na estação de Bento Gonçalves já fomos recepcionado com muita música gaúcha e, logo de cara, recebemos uma taça para a farta (quando digo que é farta não estou exagerando, hein!) degustação dos vinhos produzidos nas vinícolas da região. E diga-se de passagem a qualidade de vinhos no Brasil, está cada dia melhor.
Assim que o trem parte, a festa tem início com um coral italiano, ao som da tarantela e, daí por diante a alegria contagia todos os passageiros e assim seguimos, entre músicas, danças, apresentações teatrais e "causos" contados pelos legítimos gaúchos com seus trajes típicos e sotaque inconfundível.
É bom demais, tchê! Uma barbaridade de bom! Tri legal, mesmo!

*Créditos vídeo: Rsprefacio 

quarta-feira, 3 de março de 2010

Gramado é Tudo de Bom!

Se existe um lugar no Brasil que eu escolhi para chamar de "meu", esse lugar é Gramado. Essa cidade linda, glamourosa e encravada na Serra Gaúcha que despertou em mim uma paixão avassaladora, à primeira vista.
Sem sombra de dúvida, esse é um dos destinos mais românticos do Brasil.
Tudo aqui inspira romance portanto, nada como aproveitar o mês de Abril, que tem dois feriados ( dia 02 e dia 21) ou até mesmo, programar sua viagem para celebrar, com seu amor ,o dia dos namorados em 12 de Junho.
Logo na chegada, para quem sobe a serra pela rota romântica, já dá para ficarmos deslumbrados com a paisagem  do Vale do Quilombo e, a partir daí, tudo é deleite.
Ao pôr-do-sol, a cidade adquire uns tons dourados e fica ainda mais linda, incrivelmente linda! Não é a toa que sua economia  seja 90% proveniente do turismo pois, ela recebe anualmente 2,5 milhões de turistas e posso grarantir que não decepciona nehum deles.
A infra-estrutura é das melhores no país. Sua rede hoteleira é farta e muito variada porém, não é um lugar onde a hospedagem custa barato.Quando fui, consegui me hospedar em um hotel com preços relativamente baixos pois,a alta temporada começou dois dias depois que fui embrora. Sorte a minha...Rs
O Lago Negro é um lugar delicioso  para passar a tarde namorando mas, infelizmente eu não pude demorar aqui pois, o tempo que eu dispunha era curto e eu queria ver tudo, apesar de saber que isso seria impossível pois, Gramado tem passeios e programas para fazer por pelo menos durante uns 15 dias, sem repetir nada.
 
No centro, fiz as inevitáveis comprinhas na Borges de Medeiros. Para beliscar e beber algo, nos rendemos ao charme da Rua Coberta e fomos ao Bistrot Billat. Esse lugar tem uma decoração linda, especialmente do lado de fora, com suas aconchegantes cadeiras, forradas com pele de ovelha de onde não deu a menor vontade de sair, já que estava bem frio.
À noite, jantar no Restaurante Swiss Cottage (http://www.swisscottage.com.br/) e saboreamos um foundue de chocolate maravilhoso! O restaurante é divino! E o que é melhor, tem excelente qualidade e preço justo.
Fiz a reserva por telefone, antes mesmo de viajar, e valeu muito a pena porque o restaurante fica lotado.
Lamentavelmente, não tenho fotos do lugar pois, a câmera estava com a bateria descarregada e as fotos que tirei com o celular não tenho mais, já que perdi o aparelho. De qualquer maneira, voces podem entrar no site e conferir. Apesar de que o site ainda não faz jus ao lugar.Ele é bem melhor  e mais bonito do que aparenta pelo site.
Quanto aos passeios e programas que eu mais gostei, ficam os próximos posts.
Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você