Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Quebrada de Humauaca - Patrimônio Cultural da Humanidade

A palavra 'Quebrada" significa vale profundo. Aqui, na Argentina, esse vale de 150 Km de extensão denominado Quebrada de Humauaca, está localizado na província de Jujuy, há mais de 2.000m de altitude e compreende alguns povoados, entre os quais destacam-se: Pumamarca, Maimará, Pucara de Tilcara e Humauaca.
É uma região de cultura riquíssima, com paisagens fantásticas e habitada há mais dez mil anos. Foi rota do Império Inca no século XV e seus povoados são um testemunho vivo da história e da tradição de diversos povos como os omaguacas, que deram origem ao nome do lugar.
Crenças, arte, ritos, festas e música estão não apenas vivas como presentes até hoje, fazendo da região verdadeira jóia rara, uma preciosidade!
O mais incrível é que toda essa preciosidade só foi declarada pela UNESCO Patrimônio da Humanidade, em julho de 2003 mas enfim...Antes tarde do que nunca!
Amei de paixão tudo por aqui mas, a música regional me falou fundo ao coração e me tocou de modo muito especial.
Dentre as músicas maravilhosas e artistas que conheci aqui, quero compartilhar com voces o vídeo de uma cantora chamada Monica Pantoja, cuja voz é quase um lamento e me faz sentir uma saudade imensa desse lugar.
 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Purmamarca - As Cores Incríveis do Norte Argentino

Pumamarca significa "cidade da terra virgem" em língua aimara. É uma linda vila na qual todas as construções são feitas em adobe(tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal) Um material que além de ser ecológicamente correto, ainda ajuda os habitantes locais a suportar as altíssimas temperaturas durante o dias e o frio intenso durante a noite, já que suas paredes se mantém aquecidas.
                          
                                          
                            
Na praça principal existe uma feira permanente do artesanato local, super variado e com suas cores lindíssimas.São peças de prata, vendidas a preços incrivelmente baixos, roupas, blolsas e objetos típicos, tapetes maravilhosos, feitos em tear manual e diversos instrumentos musicais.
 
Apesar da vila ser bem pequena, ela tem boa infra- estrutura turística com alojametos, para quem deseja passar mais de um dia por lá e, restaurantes com inúmeros pratos típicos no cardápio, como carne de lhama.
Um dos mais belos cartões postais da região é o Cerro de los Siete Colores que forma um pano de fundo ma-ra-vi-lho-so!!! A combinação das cores é um verdadeito deleite para os olhos, como voces podem ver na foto abaixo.
                            
Aqui, mesmo as paisagens mais áridas parecem ter vida e nos convidam ao deleite, nos convidam a ficar brincando de advinhar formas conhecidas em suas imagens, naturalmente  esculpidas pela natureza.
                           
                             
                            

San Salvador de Jujuy - Capital da Província de Jujuy

San Salvador de Jujuy é a capital da província de Jujuy  e está distante de Buenos  Aires 1643 Km, ao norte argentino. A província faz divisa com Salta, com a Cordilheira dos Andes, ao oeste, e com a Bolívia, ao noroeste.
Sua localização está proxima do cânion da Quebrada de Humauaca, um dos mais belos locais, considerado pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade.
A cidade é bastante tranquila e a região é grande produtora de tabaco e cana de açúcar. É também uma região riquíssima em  minério como ouro, prata e cobre, entre outros ( é uma das mais importantantes regiões de minério na Argentina).
Antses da colonização espanhola, a provínicia de Jujuy era habitada por diversos povos indígenas e entre eles podemos destacar os omaguaccas.
A capital conta com  hotéis de diferentes categorias que atende tanto as pessoas mais exigentes quanto aquelas com espírito mais aventureiro. Tem também bons restaurantes e inúmeras lojas de artigos regionais como os novelos de lã de lhama.
Esse é um destino imperdível para pessoas em busca de aventura, amantes da história e das paisagens inóspitas mas de uma beleza única.
                                

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Salinas Grandes - Belezas do Norte Argentino

Conhecer esse lugar foi uma das experiências mais incríveis da nossa viagem. Primeiro, porque foi a primeira vez que vimos um deserto de sal, segundo porque foi a primeira vez ( também) que chegamos a uma altitude de 4.200 metros sobre o nível do mar e a terceira (não tão importante como as outras) veio em função da segunda: foi a primeira vez que vimos folhas de coca. Isso mesmo, caros amigos... Devido a altitude, para aliviar posssível um mal estar, a recomendação dos guias aos turistas é para que comprem um saquinho com aproximadamente 100 gramas das tais folhas (na região, elas são vendidas livremente)
A princípio duvidei um pouco dos fortes efeitos da altitude em nosso organismo, relatados pelo guia mas, depois que uma pessoa do nosso grupo começou a passar mal a medida que fomos subindo, achei melhor não correr o risco de estragar o meu passeio.
                             
Em Salta, contratamos todos os nossos passeios  pela empresa Turismo de la Posada, (http://www.turismodelaposada.com/) e esse especificamente, teve um custo de 200 pesos por pessoa (totalizando 400 pesos para o casal) Sua duração foi de um dia inteiro, já que saímos às 7 e só retornamos à 20 horas, super cansados mas muito felizes e trazendo lembranças inesquecíveis.
Desde o momento em que saímos da cidades fomos contemplados com paisagens das mais exuberantes e variadas. Primeiro, adentramos uma floresta onde tive a impressão que estava no Brasil, mais precisamente no estado do Amazonas porém, depois fomos encontrando as impressionantes Quebradas, serras multicoloridas, vilarejos que aé então, eu só tinha visto em filmes e, aquela gente simples e simpática dos andes.
                               
As salinas impressiona pelo seu tamanho. São 212 Km quadrados de sal que atinge uma profundidade de 30 cm. É uma imensidão branca que se descortina aos nossos olhos, após uma subida absurdamente alta por uma rodovia extremamente sinuosa, cuja única proteção é a divina...Rsrsrs
Eu tinha visto essa rodovia em uma revista de turismo e cheguei a pensar que não teria coragem para trafegar na mesma mas, o meu espírito aventureiro e a vontade de desbravar novos paraísos falaram mais alto então, lá fui eu conferir todo encanto do norte argentino, bem de pertinho para poder dizer, sem medo de errar, que esse é um destino imperdível! 
                              
Existem duas maneiras para se chegar às salinas. Uma é de carro, que pode ser alugado em Salta ou Jujuy ou mesmo contratando uma agência de turismo que leva um grupo em Vans, com ar condicionado(indispensável no calor imenso que faz lá) e guias bilíngues ( inglês e espanhol) e foi essa a nossa opção.
Outra forma, que alguns preferem, é contratar uma agência e fazer o passeio no famoso Tren de las Nubes que é um dos transportes ferroviários mais altos do mundo sendo portanto, essa opção a mais radical.
Na agência Turismo de la Posada custava 290 pesos por pessoa porém, vi pela internet tarifas bem mais altas do que essa, até porque o passeio é muito longo. Começa às 7 horas e termina à meia-noite, tem refeições à bordo e também serviço médico, para o caso de alguém pasar mal devido a falta de oxigênio provocada pela altura.
Seja de trem ou de carro, o passeio vale muito  pena!
                               
                                                   
                                    

sábado, 12 de dezembro de 2009

Salta, La Linda

Chegamos finalmente em Salta e, logo de imediato gostei da cidade que também é maior do que eu imaginava(a exemplo de outras cidades). Ela tem um comércio fortíssimo e ruas super movimentadas.
Chegamos por volta das 9 horas da manhã e nesse horário as ruas ficam fervilhando de pessoas.
Fomos direto para o hotel e após um banho e um breve descanso, saimos para conhecer a cidade e procurar um restaurante para almoçar mas ficamos surpesos pois, a cidade parecia outra bem diferente daquela que vimos ao chegarmos. As ruas estavam completamnte desertas (parecia uma cidade fantasma) e comércio estava inteiro fechado.
Eu já sabia sobre a hábito da sesta, que os argentinos herdaram dos seus colonizadores  mas ali, em Salta, ela não é apenas um curto período de descanso após a sexta hora já que tudo para completamente no máximo às 14 horas e a cidade só volta a ter vida lá pelas 20 horas mas em compensação, até as 23 horas o movimento no comércio é enorme.
Esse hábito, é perfeitamente justificável em Salta e na região pois, devido as altas tempertauras fica quase impossível sair  andando pela cidade no período da tarde.
                             
Como já falei no início do texto, gostei muito de Salta e foi aqui que resolvi me hospedar e usar como ponto de partida  para conhecer Jujuy e outos lugares maravilhosos da região norte desse país lindo!
Dentre os meus lugares preferidos em Salta, destaco a Praça 9 de Julho que fica bem no centro da cidade, onde ficam também a Câmara Municipal, a bela catedal e o riquíssimo Museu de Arqueologia das Altas Montanhas, onde estão os corpos de 3 crianças incas, encontradas no Vulcão Llullaillac ( Só para lembrar, Salta fez parte do império Inca).
Lá também, na Praça 9 de Julho estão excelentes restaurantes e bares bonitos e aconchegantes com suas mesas na calçada.
As pessoas são gentis e bastantes comunicativas, a gastronomia é excelente, a região é linda, cheia de hisória e o melhor de tudo, os preços praticados aqui, são justos, justíssimos.
Nos hospedamos no Rutas Hotel,  pagando 160 pesos pela diária ( http://www.rutashotel.com.ar/) e recomendo a todos. É um lugar simples mas muito limpo, com staff super atencioso e que merece, de fato, suas 3 estrelas, dentro do padrão argentino de hotelaria, que é um tanto diferente do padrão brasileiro.
Salta, La Linda, como é chamada, faz jus ao título! Ela está localizada no norte argentino e distante de Buenos Aires 1.600Km  São 20 horas de viagem (de carro ou ônibus) mas posso afirmar que, sem dúvida nenhuma, é um lugar que vale muito a pena ser incluido no roteiro.
                                
                                               

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

San Fernando del Valle de Catamarca

Catamarca é uma província (estado). San Fernando del Valle de Catamarca é a sua capital,  fica no noroeste argentino e distante de Buenos Aires 1.121 Km.
A princípio, esse lugar não estava nos meus planos mas, por motivos profissionais, meu marido acabou incluindo em nosso roteiro de viagem.
Depois dos dias maravilhosos que passamos em Mendoza seguimos rumo a San Fernando del Valle e, por mais que eu tenha pesquisado e procurado me informar  sobre a referida cidade,com os próprios argentinos ainda achei que eram poucas as informações e, tive a clara impressão que o potencial turístico da região não é lá essas coisas.
Bem, dentre as poucas informações que obtive, disseram-me que a cidade tem altísimas temperaturas (fazia 45 graus naqueles dias),  pessoas simples mas bastante hospitaleiras e que o preço de tudo por lá é muito acessível. Todas essas informações eram procedentes com excessão da última. Os preços praticados lá, principalmente nos hotéis da cidade, chegam a ser abusivos, pelo que eles oferecem. Pagamos 265 pesos pela diária do Hotel Arenales, que segundo informação é  um dos melhores 3 estrelas da cidade. A decepção foi enoooorme mas, falarei sobre isso futuramanete, em outro post.
                              
                                             
A catedral, em estilo neoclásico por fora e barroco tardio ( já quase um rococó) por dentro, parece ser o melhor cartão postal da cidade e atrai fiéis de toda a região.
Fomos até um posto da Secretaia de Turismo mas, os passeios não me atrairam muito, até mesmo em função do preço que achei bastante alto, em realção a outros lugares incríveis pelos quais passamos.Talvez, essa questão dos  preços exorbitantes esteja relacionada com a extração de ouro, prata e cobre que algumas empresas fazem ali, em boa pare da província.
Disseram-nos que as montanhas nos arredores de San Fernando é uma boa opção de passeio para os entusiastas das caminhadas e que os termas agradam bastante, assim como o Cassino da cidade,que é mais  uma opção de lazer, para aqueles que gostam de jogo (o que não é o meu caso, nem recomendo...Rsrsrs).
                         
No dia seguinte partimos em direção à Salta, levando na mala muitas expectativas e nenhuma saudade de Catamarca.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Mendoza - Parque Provincial Aconcágua

Essa maravilha natural fica distante de Mendoza aproximadamente 200 Km, distante de Santiago do Chile 45 Km e apesar da proximidade com o país vizinho, o parque  que é um maravilhoso espetáculo visual pertencente a toda a humanidade, está sob os cuidados da Província de Mendoza que  protege seus 71.000 hectares como um dos  recursos naturais mais valiosos do planeta desde 1983.
A teoria mais aceita relacionada com o nome  Aconcágua é que em língua indígena significa "Sentinela de  Pedra" porém, há controvésias sobre isso. Alguns dizem que o nome significa "Morro Nevado".
Seja como for, chegar a base desse cerro foi para mim uma alegria muito grande! Posso dizer que fui magicamente transportada ao túnel do tempo e voltei às minha aulas de geografia, na época em que eu era apenas uma criança e nem sequer pensava que um dia conheceria esse lugar.
                        
A imponência do Cerro Aconcágua com seus 6.962m de altura é algo que deixa impressionado qualquer pessoa que o veja pela primeira vez.
Outra coisa fabulosa é a grande variedade cromática que as formações geológicas oferecem aos nossos olhos.
                         
Essa emoção que eu senti, me acompnhou em todo o percurso que fizemos ao longo do passeio pelas Altas Montanhas, passeio esse que teve um custo de 220 (para o casal)  mas posso garantir que vale cada centavo pago pelo mesmo e, confesso que achei até  um tanto barato, pelo valor imenso que ele teve para mim.
                          
O passeio dura o dia inteiro (saímos às 7 e só retornamos por volta das 20h)e passa por lugares incríveis como o Valle dos Potreillos, Valle de Uspallata, Puente Histórico de Picheuta, Polvaredas, Punta de Vacas, Los Penitentes, Puente del Inca e Laguna de los Horcones.
                          
Como o tempo colaborou com um lindo céu azul, fomos até um Cristo Redentor, local de onde se tem uma vista fantástica a uma altura de 4.200m e apesar do calor que fazia quando saímos de Mendoza , fomos obrigados a tirar o agasaho da mochila e vestir o mesmo pois, o vento forte que soprava por lá era muuuuito gelado.
                           
A minha recomendação é que se você estiver em Mendoza ou mesmo em Santigo do Chile, jamais (em hipótese nenhuma) deixe de ir a esse lugar e, se você não está em Mendoza, nem também em Santiago mas, ama explorar novos mundos, coloque-o na lista dos lugares que irá conhecer pois, eu  afirmo e reafirmo que esse é um lugar que não podemos deixar de conhecer.
                            
                            

Mendoza - Puente del Inca

Puente del Inca é uma formação rochosa, naturalmente esculpida em forma de ponte sobre o Rio Las Cuevas. É também um pequeno povoado com 132 habitantes, distante de Mendoza 196 Km e acima do nível do mar 2.700m. Seus habitantes vivem exclusivamente das atividades relacionadas ao turismo.
Esse lugar faz parte  da rota para o Parque do Aconcágua, sendo ponto de parada para alpinistas, aventureiros e viajantes que se deslocam da Argentina para o Chile. Essa, foi também a  rota por onde passou o Exército dos Andes.
Da terra brota  água quente, rica em minerais que borbulham sem parar e por conta da grande quantidade desses  minerais  o lugar adquire cores incríveis e em diversas tonalidades. É um lugar ímpar!
Em 1925 foi construido ali um hotel luxuoso no qual cada um dos seus quartos possuía seu próprio banheiro com águas termais. Esse hotel foi abandonado em 1965  por causa de uma avalanche que destruiu praticamente tudo por lá.
 
Existe uma lenda muito bonita e triste sobre o lugar que vou  tentar resumi-la aqui:
Conta-se que muito antes da chegada dos espanhóis, o herdeiro do Império Inca foi acometido de uma grave doença que o deixou paralisado e que depois de tentarem, sem sucesso, todos os tratamentos disponíveis na época, seu pai resolveu procurar os sábios na tentativa de encontrar uma cura para seu filho.
Os sábios aconselharam seu rei a levar o princípe a uma região remota e distante pois,  lá  estaria a solução do problema. Desse modo, o rei preparou seus melhores guerreiros e partiu.
Depois de meses atravesando uma região inóspita, muito difícil, eles encontraram essa fonte com águas termais.Nesse momento, ouviram um grande estrondo e logo em seguida uma voz anunciou que ali, naquelas águas, estava a cura do herdeiro real.  A alegria foi grande, porém, um enorme precipício sepavava os homens da fonte, mas aqueles súditos, que adoravam seu rei, abraçaram-se e formaram uma ponte humana sobre a qual o rei caminhou em direção as águas ,com seu filho nos braços alcançando assim o seu objetivo pois, o príncipe ao banhar-se e beber daquelas águas foi curado imediatamente.
Ao voltar-se para os seus guerreiros, com a inteção de agradecer-lhe, o rei percebeu que eles haviam sido petrificados criando dessa forma a famosa ponte.
O Deus Inti (o Sol), que tinha acompanhando  toda a trajetória daqueles homens, desde que haviam saído da capital do império, se compadeceu deles e resolveu ajudá-los. Inti criou uma sólida e bela ponte de pedra, tal qual ela é até hoje, e assim, os guerreiros acordaram como se estivesem voltando de um sonho.
                           

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mendoza - Caminos del Libertador San Martín

Uma das coisas que me fascinam quando viajo é conhecer pormenores da história de cada lugar e, nessa viagem, achei fundamental entender  porque o General San Martín é taõ importante a ponto de emprestar seu nome às principais ruas e avenidas de praticamente todas as cidades por onde passamos e não foi difícil entender o motivo.
José Francisco de San Martín foi o grande libertador da América Espanhola (Argentina, Chile e Peru).Em 1812  já lutava pela libertação e, em 1813 tornou-se general. No ano de 1816, já com moradia fixa em Mendoza, entra com uma representação no Congresso de Tucuman, insistindo em sua idéia fixa de Independência do Estado de Espanha das Províncias Unidas del Rio de la Plata, o antigo nome da atual República Argentina, sendo aclamado em Julho desse mesmo ano.
Em Janeiro de 1817,junto com seu exécito, começa a cruzar a Cordilheira dos Andes dividindo seus homens em dois grupos. Um desses grupos segue po Los Patos e o outro segue por Uspallata encontrando-se depois, em lugar conhecido como Santa Rosa dos Andes.
A partir desse momento, o glorioso exército de San Martín entra para a história como "Exército dos Andes".
A antiga estrada  por onde passou o vitorioso exército é hoje preservada pela Universidade Nacional de Cuyo, como voces podem ver nas imagens. Aliás, uma das coisas que me deixaram encantadas com esse país,foi ver como eles preservam sua história e seu meio ambiente.
Eu, como não poderia deixar de ser, adorei estar lá e fazer uma pequena parte do percurso que eles fizeram(mesmo em meio de transporte tão diferente...Rsrsrs) bem como imaginar todas as dificuldades que eles enfrentaram ao cruzar a Cordlheira no lombo das mulas, lutando por um ideal.
                           
                            
Related Posts with Thumbnails

Viajam Comigo

Leve-me com Você